Descubra o que é a Internet das Coisas
Em 1999, um técnico chamado Kevin Ashton apontou que quase todas as informações disponíveis na internet naquele tempo havia sido capturado ou criado por seres humanos na forma de texto, fotos, vídeos, dentre outros. Ashton sugeriu que isso era provável que mudasse em um futuro próximo como os computadores, que se tornaram capazes de gerar e coletar dados por si só, sem a supervisão humana.
As tecnologias necessárias para isso são marcas relativamente simples para rastreamento de objetos, sensores de baixa potência que recolhe dados sobre tudo, desde a temperatura e a qualidade dos passos do ar e de detecção de movimentos. Também permitir atuadores pudesse ter o poder de mudar alguma coisa como luzes, aquecimento e ar condicionado sistemas, câmeras de vídeo e assim por diante.
Ashton chamou esse sistema de "Internet das coisas", e começou uma série de iniciativas privadas que querem alavancar isso.
Desde então, o progresso tem sido aparentemente lento. Os consumidores foram desapontados com a ideia de controlar remotamente uma torradeira através da internet e descrente de alegações de que o seu frigorífico poderia encomendar confiavelmente o leite antes que se esgote.
Mas hoje, Arkady Zaslavsky e amigos da organização nacional da Austrália de investigação científica, CSIRO, revelaram como as tecnologias que Ashton imaginou no princípio fosse rapidamente amadurecido e que a Internet das Coisas está finalmente pronta para estourar no mundo fazendo um sucesso fenomenal.
Eles dizem que isso está criando uma nova geração de desafios. Os enormes volumes de dados que a Internet das coisas gera terá que ser encaminhado, capturado, analisado e postos em prática de forma relevante em tempo hábil. Trabalhar para isso não será uma tarefa fácil. Estes problemas já estão sendo abordados de formas inovadoras que mostram a capacidade da Internet das Coisas evoluir a cada dia.
Várias cidades já aprontaram suas redes de transporte com sensores que transmitem a posição do ônibus, bondes e trens e tornam esses dados disponíveis para o público. Vários aplicativos inovadores agora dão atualizações em tempo real sobre a posição e o tempo de chegada bem provável de sua próxima viagem. Outros sensores monitoram as condições de tráfego, permitindo a otimização em tempo real do fluxo de tráfego. Outro exemplo da Internet das Coisas é a adoção generalizada da tecnologia de sensores para monitorar o desempenho esportivo.
A mensagem para todos é que a Internet das Coisas está amadurecendo e crescendo a um ponto extraordinário. Se ele já não influencia a sua vida de uma forma que você reconhece, logo, logo, ele vai.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Rafaela
25-10-2014 às 13:26:18É verdade! Cada vez mais vemos tudo ser mudado para facilitar muito mais a vida das pessoas. Essa internet das coisas já é uma realidade em nosso meio.
¬ Responder - Humberto
19-04-2014 às 11:33:15Descubra o que é a Internet das Coisas , obrigado por esta explicação posso usar para trabalho da escola por favor ?
¬ Responder - Sophia
19-04-2014 às 19:24:56Olá, a Rua Direita autoriza sem qualquer problema, apenas lhe pede que cite a referência que fica no endereço acima (link) no seu trabalho. Obrigada!
¬ Responder