Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Internet > De línguas estrangeiras a concursos públicos: conheça dez sites que irão melhorar o rendimento nos estudos

De línguas estrangeiras a concursos públicos: conheça dez sites que irão melhorar o rendimento nos estudos

Categoria: Internet
Comentários: 3
De línguas estrangeiras a concursos públicos: conheça dez sites que irão melhorar o rendimento nos estudos

Aprender línguas estrangeiras, aperfeiçoar os conhecimentos e passar em provas importantes são desafios comuns que encontramos na vida cotidiana. Enquanto para alguns estudar é uma tarefa prazerosa, para outros é sinônimo de sofrimento, muita dedicação e peso no bolso.

Quem aprende a usar a tecnologia ao seu favor pode usufruir de inúmeras ferramentas que transformam a obrigação de estudar em uma atividade interessante. A web oferece diversas plataformas gratuitas que, além de facilitar a compreensão dos conteúdos estudados, ensinam técnicas poderosas para aproveitar o tempo e melhorar o rendimento sem esforços abusivos. Conheça 10 sites que irão mudar a sua forma de estudar e proporcionar uma notável economia no fim do mês:

1. memrise.com: Memrise é uma comunidade de estudos em que os próprios usuários podem criar diversos cursos e disponibilizar gratuitamente. A plataforma tem foco no aprendizado de idiomas, mas também disponibiliza cursos em diversas categorias, como artes, literatura, história, ciências e geografia. A dinâmica dos cursos funciona através de associações, uma técnica comprovada cientificamente que facilita a absorção do conteúdo pela memória. O site é totalmente gratuito e ainda é possível estudar através de aplicativos para IOS e Android. Desvantagens: o conteúdo é em inglês e não há possibilidade de estudar offline a partir do download dos cursos. Outro problema é que como os cursos são criados pelos próprios usuários, alguns podem apresentar falhas nos áudios.

2. Italki.com: O Italki é uma rede social voltada para o estudo de línguas estrangeiras. No Italki, os usuários podem ensinar suas línguas maternas e aprender outro idioma com falantes nativos. É possível criar tópicos de dúvidas, textos para que nativos corrijam, ter aulas particulares e acessar centenas de arquivos, desde listas de vocabulários a explicações gramaticais. Também é possível se candidatar para ensinar um idioma, se for aceito, o professor recebe pagamento dentro do site. Desvantagens: O uso da plataforma é gratuito, porém, se quiser ter aulas particulares, é preciso comprar créditos para isso dentro do próprio site. Para dar aulas também é necessário conhecimento de inglês.

3. sharedtalk.com: Voltado ao estudo de idiomas, Shared Talk é um site feito pela equipe do Rosetta Stone, um dos melhores programas para o aprendizado de línguas oferecidos no mercado. Em Shared Talk, o usuário pode treinar todas as habilidades linguísticas, tirar dúvidas gramaticais e conhecer pessoas do mundo todo. O site oferece conversa por bate-papo, troca de emails e possibilita ligações entre os usuários, perfeito para quem não tem oportunidade de falar o idioma estudado no dia a dia. Desvantagens: O site é bem burocrático e logo de inicio deixa claro que se o usuário utilizar o sistema para conversas casuais poderá perder a conta.

4. brasilescola.com: Brasil Escola é um site voltado para os vestibulandos. A plataforma oferece conteúdo em todas as matérias aprendidas no ensino médio, além de algumas línguas estrangeiras a mais e curiosidades gerais. A diversidade do Brasil Escola é tão grande que acaba abrangendo mais do que futuros universitários. No site, é possível ler dicas de como fazer uma monografia, por exemplo, ou ficar por dentro de assuntos atuais como sustentabilidade e pesquisas científicas. Desvantagens: Apesar de o conteúdo ser gratuito e abrangente, a plataforma não oferece muitas formas interativas de aprendizado. É necessário que o aluno estude através da leitura e compreensão de textos, o que pode deixar o estudo monótono.

5. descomplica.com: O Descomplica é outro site voltado para os estudantes de ensino médio. A Plataforma tem foco nos conteúdos do ENEM, e possibilita ao aluno um aprendizado interativo. O sistema funciona através de vídeo aulas que facilitam a compreensão de questões difíceis para os estudantes. Desvantagens: Apesar de ter muitos vídeos com acesso gratuito, o site em si é pago e oferece boa parte dos serviços só para assinantes, como monitoramento e correção de redações. Porém, os preços são acessíveis e a forma de ensino pode ser mais eficaz do que a sala de aula convencional.

6. atepassar.com: Se o seu objetivo é estudar para concursos públicos, o site Até Passar pode ser o que você precisa. A comunidade reúne concurseiros de todo o país, e funciona em formato de rede social. É possível formar grupos de estudos, ficar por dentro dos concursos recentes, fazer simulados, assistir aulas e acessar materiais didáticos. Desvantagens: Os cursos da rede são pagos, mas ainda há muitas vantagens gratuitas e os preços são mais acessíveis que cursos presenciais. Outra desvantagem é que o site ainda está em fase beta, e o uso da plataforma pode parecer um pouco confuso no inicio.

7. cerebromelhor.com: O Cérebro Melhor não é exatamente um site voltado para o estudo de alguma área, porém, a plataforma permite o aprimoramento de habilidades cognitivas fundamentais na hora de estudar. Através de jogos desafiadores criados por neurologistas, é possível melhorar a capacidade de memória, concentração, raciocínio lógico, entre outros. Neste site, os estudantes podem melhorar as habilidades que tem dificuldades e ter acesso ao próprio desempenho. O grau de dificuldade aumenta na medida em que o usuário evolui a agilidade em resolver os problemas propostos. Desvantagens: O site é totalmente gratuito apenas na primeira semana de uso. Depois, é necessário comprar uma assinatura. Porém, conforme os resultados vão aparecendo nas tarefas diárias, o investimento pode ser válido.

8. brainly.com.br: A proposta de Brainly é montar uma grande de rede de grupo de estudos. Neste site, os usuários podem tirar suas dúvidas sobre diversas áreas e até pedir ajuda para a lição de casa. A plataforma funciona essencialmente através da cooperação mútua entre os usuários. Para manter a qualidade, o site fornece um sistema de pontos que classifica em um ranking de usuários que fornecem as melhores respostas aos estudantes. Desvantagens: Por ser um grande grupo de estudos, muitos alunos desviam o conceito de “estudar” e buscam simplesmente soluções fáceis, como a resposta direta do tema de casa, sem tentar resolver a questão sozinho.

9. examtime.com.br: Examtime é uma verdadeira bíblia para todos os estudantes, indiferente do objetivo e da área de conhecimento. O site fornece ferramentas poderosas para facilitar o estudo, como a criação de flashcards e mapas mentais, que organizam as ideias. A plataforma também oferece dicas de como organizar os estudos, manter o ritmo e aumentar o rendimento. Outros serviços como notas, grupos de estudos e simulados também estão disponíveis. Desvantagens: Apesar de muito útil para a mudança de hábitos de estudantes, o site também fornece conteúdo pago. Porém, as dicas de Examtime podem ser aplicadas na vida diária do estudante, de forma gratuita.

10. soportugues.com.br: Só português é um portal que fornece aprimoramento em língua portuguesa para diversos tipos de estudantes. Bom conhecimento de português é fundamental para vestibulandos, concursores e profissionais de diversas áreas. Só português permite maior familiaridade com a língua, melhorias nas redações, respostas para dúvidas e treinamentos como provas e exercícios. O site também oferece aprendizado interativo através de jogos, ferramentas para tirar dúvidas e curiosidade sobre a história da língua portuguesa no mundo. Desvantagens: o site funciona através de uma plataforma simples, pouca atrativa aos usuários, apesar da imensa quantidade de informações disponíveis.


Ana Paula Ramos

Título: De línguas estrangeiras a concursos públicos: conheça dez sites que irão melhorar o rendimento nos estudos

Autor: Ana Paula Ramos (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    20-10-2014 às 16:56:53

    Penso ser bem necessária todas essas ferramentas para o aprimoramento dos estudos e assim, sermos mais preparados para o mercado de trabalho. Gostei muito do que se referiu a línguas estrangeiras. A internet é uma grande ajuda para qualquer estudante.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 23:44:33

    A Rua Direita agradece o seu texto que tem ajudado muitas pessoas! Parabéns!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoruca

    16-10-2013 às 22:25:04

    muito obrigado , me ajudou ....cara

    ¬ Responder

Comentários - De línguas estrangeiras a concursos públicos: conheça dez sites que irão melhorar o rendimento nos estudos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios