Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Visitas: 167
Comentários: 5
Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

O Theremin, “nascido” em 1920, consta como o primeiro instrumento eletrónico a aparecer no panorama musical. Deve a denominação ao seu inventor, Lev Sergeivitch Termen, russo, que trabalhava para a KGB. A função deste agente passava sobretudo pela construção de equipamentos eletrónicos de espionagem. Todavia, foi já depois de ter deixado esta atividade e de ter fugido para os Estados Unidos, onde adotou o nome de Leon Theremin, que, dedicando-se a tempo inteiro à sua paixão pela música, concebeu o instrumento que viria a fazer história.

Certo dia, ao mexer num rádio, este homem atento apercebeu-se da interferência que o seu corpo provocava na receção daquele aparelho, quando aproximava a mão da antena. Baseando-se neste conceito, ele aperfeiçoou a receção e construiu uma caixa de válvulas (como as que tinham os rádios da época) e adaptou-lhe duas antenas: uma do lado esquerdo, na horizontal, e outra do lado direito, na vertical. Era precisamente com a maior ou menor proximidade da mão relativamente a esta última que o músico podia alterar a frequência, compondo a melodia com sons mais agudos ou mais graves, mais altos ou mais baixos. Aproximando mais a mão, o som ficava mais abafado, e à medida que se ia afastando, a sonoridade adquiria força. A mão funcionava, então, como um controlo de volume…

Em 1928, foi desenvolvido por Maurice Martenot, que o transformou num instrumento de teclas. As “interferências” desejadas eram produzidas mediante a pressão nas teclas. Assim se obtinham as notas desejadas, em vez de as fazer à mão!

O Theremin é um instrumento pouco conhecido, mas a sonância que emite integra a generalidade dos filmes de ficção científica. Faz-se ouvir mormente aquando da aparição de naves espaciais e outros afins. O instrumento foi criado de maneira a gerar sons que vão do muito grave a notas tão altas quanto o ouvido suporte. Com bastante prática, é possível produzir músicas reconhecíveis. Pode deixar-se um dedo no teclado até conseguir calcular bem as distâncias e originar um efeito vibratório em cada nota fazendo oscilar a mão para a frente e para trás.

Embora os instrumentos eletrónicos modernos produzam as frequências desejadas de formas mais diretas do que utilizando as diferenças de tons entre duas frequências de rádio, o Theremin não está completamente ultrapassado. Os Beach Boys (em «Good Vibrations») e Ike & Tina Turner (em «Nutbush City Limits») usaram-no em gravações e é atualmente objeto de revivalismo entre as bandas jovens.


Maria Bijóias

Título: Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 167

777 

Imagem por: kc~Karen

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Isabel Dentinho

    17-12-2015 às 14:46:26

    Muito interessante e uma ajuda para o meu trabalho.
    Pena o Português não ser sem o Acordo Ortográfico...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:56:23

    Que interessantíssimo saber que foi o theremin. A Rua Direita agradece as informações.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • thiago israel

    17-10-2013 às 22:08:03

    o que e musica

    ¬ Responder
  • thayssa

    18-03-2013 às 08:16:57

    eu estava escrevendo um texto quando eu vi de musica eu apertei e fis o meu tra bahlo de musica

    ¬ Responder
  • gabrielgabriel

    19-10-2010 às 22:23:49

    meu professor de musica mandou um trabalho de casa sobre oque é o theremin, quando foi criado e tudo a ver com isso.... eu nunca tinha ouvido falar nesse instrumento e pesquisei na internet e entrei nesse site e gostei muito pela resposta que vcs me deram para eu diser para o meu professor e ele achou minha resposta muito boa... ADOREI saber coisas sobre o theremin...obrigado.
    Gabriel Gralak.

    ¬ Responder

Comentários - Theremin – o primeiro instrumento musical electrónico da História

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: kc~Karen

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios