Instrumento de percussão
Por exemplo, o som pode ser obtido através do impacto (bateria), mas também da raspagem (reco-reco) ou ainda da agitação (adufe). É uma categoria um pouco imprecisa, mas que tem um objectivo fundamental: dar ritmo. E este ritmo pode ser dado por umas bananas ou umas maracas, mas também pelo bater da colher na panela do jantar ou num copo.
Fazendo o paralelismo com a história, este tipo de instrumentos é o mais antigo que existe. Existem pinturas rupestres que mostram pessoas a dançar à volta de tambores.
O som produzido por estes instrumentos é normalmente de curta duração, ou seja, vai do silêncio à intensidade máxima e volta ao silêncio num curto espaço de tempo.
Estes instrumentos podem ainda ter subclassificações. Podem ser classificados como de simples, onde existe uma ausência de escala musical ou compostos, como é o caso do xilofone ou dos carrilhões.
Apesar de existirem instrumentos de percussão compostos e de um instrumentos destes só por si poder ser harmonioso, não há dúvida de que os instrumentos de percussão se enquadram na área do ritmo, são eles que imprimem a velocidade que se deseja numa determinada música.