Solução para armazenar ficheiros
O problema agora é que a quantidade de ficheiros gerados pelos equipamentos de música e fotografia, foi aumentando e a profusão de MP3 e JPEG, obrigou a repensar melhor a forma de os guardar.
Nasceu assim o cloud, precisamente para responder ao problema particular de armazenamento e empresas. Este por um lado soluciona os problemas da segurança e responde à dispersão de dados por diversos dispositivos.
De facto é muito bom pois evita a perda de documentos importantes por avaria de um disco rígido ou roubo.
O conceito de cloud computing baseia-se na partilha de servidores. Ao aderir a este serviço, o utilizador está também a ter acesso a determinado espaço nos servidores da empresa.
Apenas necessita de um acesso à internet para aceder aos seus ficheiros.Ou, seja, apenas cm um portátil, um desktop ou um smartphone, pode recorrer-se aos ficheiros, onde quer que se esteja.
Para além disso pode partilhar-se os mesmos ficheiros, com terceiros, ultrapassando o limite do correio eletrónico. No caso de uma imagem não poder ser enviada por e-mail, pode enviar-se um link para o espaço onde este se encontre on-line.
Basta para isso abrir uma conta num serviço de cloud, precisando aceder, via internet, às páginas dos fornecedores e, através de alguns dados, passa logo a utilizar um determinado espaço.
Os fornecedores, disponibilizam um espaço on-line de forma gratuita, de 5 Gb. Se ultrapassar o limite tem de pagar um valor superior ao que pagaria por um suporte tradicional de armazenamento, um disco externo.
Cm este serviço é possível, depois de instalado, aceder a contatos, calendários e uma conta de e-mail própria.
Para bem armazenar os ficheiros em casa, há ainda o DropBox e o skiDrive da Microsof, muito semelhante ao anterior.
No entanto, de todos os serviços a que se pode recorrer, se um utilizador utiliza ou tem centenas ou milhares de ficheiros, dispersos por vários armazenamentos, o cloud computing é a resposta a todos os problemas. Deste modo não se pode passar ao lado dele, pois mesmo que não se tenha ainda tantos ficheiros, no futuro qualquer um os pode ter.