Saiba mais um pouco: Bits & Byts
As transferências e os pagamentos são feitas por netbanking, marcamos férias, fazemos um plano de despesas numa folhita do excell, temos agenda eletrónica que nos avisa atempadamente de responsabilidades importantes, e até as compras fazemos por internet.
Comparamos preços de produtos, sem sair de frente do computador, e até já existe quem consiga espreitar o seu filho com os avançados sistemas “big brother “ instalados pela própria escolinha.
Estamos hiper dependentes dos computadores e mesmo a geração mais crescida que abomina novas tecnologias, entrega-se ao pedido. “-Carrega o telemóvel à mãezinha lá pelo computador.”
Dizemos, afirmamos que estamos convencidos que sabemos e percebemos de computadores. Trabalhamos com eles e muita, mas mesmo muitas coisas da nossa vida estão controladas através do computador lá de casa ou da maior invenção de sempre – a internet.
Mas saberemos mesmo o que são computadores e o que os identifica? Teremos nós, enquanto utilizadores natos, conhecimento do são algumas das expressões utilizadas pelos verdadeiros entendidos?
Ora se só conhece os computadores na chamada ótima do utilizador, conheça o significado de algumas expressões utilizadas pelos verdadeiros informáticos.
O que são afinal bits e byts?
Os computadores funcionam por impulsos elétricos. Estes impulsos podem ser negativos e positivos e são representados por 0 e 1. Cada impulso destes tem o nome de Bit (BInary digiT). Um byte é composto por 8 bits. São os bytes que controlam o computador, por exemplo através das informações e indicações que damos através do nosso teclado.
E onde ficam os Giga e os Megas?
Ora se um Byte corresponde a 8 bits, um Megabyte corresponderá a 1024 kilobytes e um Gigabyte a 1024 megabytes.
Todos os termos foram criados para uma melhor compreensão. Existem medidas referentes a bits e bytes que poderá consultar em grelhas e quadros disponíveis na internet.
Assustado com a explicação? Não fique. Afinal, é você quem controla o seu computador e não ele a si.