Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Quase todos utilizamos computadores e para quem é um utilizador diário, muitas são as coisas das quais já não dispensamos que sejam computorizadas.

As transferências e os pagamentos são feitas por netbanking, marcamos férias, fazemos um plano de despesas numa folhita do excell, temos agenda eletrónica que nos avisa atempadamente de responsabilidades importantes, e até as compras fazemos por internet.

Comparamos preços de produtos, sem sair de frente do computador, e até já existe quem consiga espreitar o seu filho com os avançados sistemas “big brother “ instalados pela própria escolinha.

Estamos hiper dependentes dos computadores e mesmo a geração mais crescida que abomina novas tecnologias, entrega-se ao pedido. “-Carrega o telemóvel à mãezinha lá pelo computador.”

Dizemos, afirmamos que estamos convencidos que sabemos e percebemos de computadores. Trabalhamos com eles e muita, mas mesmo muitas coisas da nossa vida estão controladas através do computador lá de casa ou da maior invenção de sempre – a internet.

Mas saberemos mesmo o que são computadores e o que os identifica? Teremos nós, enquanto utilizadores natos, conhecimento do são algumas das expressões utilizadas pelos verdadeiros entendidos?

Ora se só conhece os computadores na chamada ótima do utilizador, conheça o significado de algumas expressões utilizadas pelos verdadeiros informáticos.
O que são afinal bits e byts?
Os computadores funcionam por impulsos elétricos. Estes impulsos podem ser negativos e positivos e são representados por 0 e 1. Cada impulso destes tem o nome de Bit (BInary digiT). Um byte é composto por 8 bits. São os bytes que controlam o computador, por exemplo através das informações e indicações que damos através do nosso teclado.

E onde ficam os Giga e os Megas?

Ora se um Byte corresponde a 8 bits, um Megabyte corresponderá a 1024 kilobytes e um Gigabyte a 1024 megabytes.

Todos os termos foram criados para uma melhor compreensão. Existem medidas referentes a bits e bytes que poderá consultar em grelhas e quadros disponíveis na internet.

Na realidade e de forma muito sintetizada, podemos concluir que estas duas palavrinhas de tão grande importância, controlam a compreensão do computador.

Assustado com a explicação? Não fique. Afinal, é você quem controla o seu computador e não ele a si.


Carla Horta

Título: Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Imagem por: Björn Söderqvist

Comentários - Saiba mais um pouco: Bits & Byts

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Björn Söderqvist

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios