Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Saiba e entenda o que é PCI Express

Saiba e entenda o que é PCI Express

Categoria: Informática
Visitas: 2
Saiba e entenda o que é PCI Express

Quando as pessoas vão comprar computadores, seja peça a peça para montar ou um completo, ao ouvirem a explicação dos vendedores falando dos hardwares, muitas dúvidas acabando ficando. Ainda mais quando mencionam sobre as placas PCI Express, explicando que a conexão delas com a placa-mãe é por esse meio.

PCI Express (ou PCIe) é o nome que foi adotado para designar o barramento das placas-mãe, onde são conectadas placas de vídeo, rede e som. Para você entender melhor sobre PCIe, veja alguns detalhes sobre sua história.

Origem
Existem algumas linhas no corpo todo das placas-mãe, chamadas de trilhas, por onde os dados passam e é distribuída para os demais periféricos conectados a placa.

Os barramentos PCI e AGP eram os responsáveis por realizarem a conexão das placas de vídeo, rede e som instaladas na máquina. Mas, com o passar do tempo, esses 2 tipos de conexões não conseguiam mais suprir as necessidades de tráfego de dados dos computadores.

Isso fez com que a empresa Intel desenvolve-se e cria-se o PCI Express. Além de ser mais veloz que os outros tipos de conexão (PCI e AGP), o PCIe se tornou o padrão para placas de vídeo, rede e som.

Tipos de PCI Express
A partir de sua implementação nas placas-mãe, o PCI Express foi evoluindo de acordo com a necessidade. Atualmente, existe vários tipos de PCIe, diferenciados pela sua quantidade de caminhos utilizados para receber e transmitir informações para a placa-mãe. Abaixo você conhecerá alguns tipos de barramentos PCI Express.

PCI Express 1.0
Esse foi o primeiro modelo lançado pela Intel e possui a capacidade de transmissão de 16x (16 caminhos), podendo trafegar a velocidade de 4GB/s.

PCI Express 2.0
Esse barramento tem um desempenho melhor que seu antecessor, podendo enviar 8GB/s com 16x. Há uma versão com 32x que tem a capacidade de enviar 16GB/s, desempenho muito interessante para placas gráficas. Seu lançamento foi em 2007.

PCI Express 3.0
A versão 3.0 é a mais atual e com maior qualidade de transmissão de dados, chegando a 16GB/s (16x, 1GB/s por faixa). A empresa AMD foi a primeira a lançar uma placa de vídeo com essa tecnologia, em janeiro de 2012, a Radeon HD 7970.

PCI Express 4.0
Em novembro de 2011 foi anunciado o desenvolvimento dos barramentos PCI Express 4.0, possibilitando que um slot de 16x tenha a velocidade de 32 GB/s (16x, 2GB/s por faixa). O lançamento de placas com essa tecnologia está previsto para 2014 e 2015.

Concluindo
Esclarecendo qualquer dúvida que possa ter ficado, PCI Express ou PCIe, é o nome dado ao barramento ou slots das placas-mãe utilizadas para conectar placas de vídeo, som e rede.


Lucas Souza

Título: Saiba e entenda o que é PCI Express

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 2

648 

Comentários - Saiba e entenda o que é PCI Express

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios