O ensino eletrónico
Cada vez mais as horas são preenchidas com o emprego, o cuidado com as crianças, o que faz com que não haja tempo para outras formações.
Esta opção revela-se atrativa para profissionais que estão no ativo e desejam aprerfeiçoar competências.
E, com o desenvolvimento, cada vez maior das novas tecnologias, o e-learning desenvolveu-se de forma, absolutamente exponencial, e tem cada vez mais plataformas disponíveis.
Hoje em dia já não se trata apenas de contactar por e-mail, mas também por audio ou vídeo, skipe ou plataformas online de partilha de documentos e conteúdos.
Com este evoluir, o processo de aprendizagem, tornou-se muito mais fácil e enriquecedor.
Com uma menor disponibilidade, as pessoas procuram essencialmente a flexibilidade de tempo e de espaço, que a formação e-learning permite.
Claro que esta é muito mais cómoda, é feita nas horas disponíveis e nos dias que se pode, ou escolhe.
Já existe uma grande variedade de cursos á distância, sendo os mais frequentes na área das tecnologias informáticas e ainda na formação para a doçência.
Há universidades que ministram cursos que conferem grau de mestrado e que funcionam por ensino misto, que se denomina, o blended learning, ou seja, transmissão de conteúdos à distância e que é acompanhado por sessões esporádicas.
O maior problema deste tipo de ensino é a necessidade de conhecer as tecnologias e interagir com elas. além disso os formandos t~em que se disciplinar, para melhor organizarem o seu tempo.
O maior problema é é talvez o empobrecimento das relações interpessoais, em virtude de uma maior isolamento.
Contudo, pode haver, mesmo assim, uma boa relação entre professor e aluno, diferenciando-se de uma aula em grupo.
Em face de hoje havermais necessidade de aprender novos conteúdos e outras especialidades, o e-learning , representa uma boa alternativa, e é menos dispendioso.
Nos últimos tempos, há cada vez mais pessos a procurar cursos á distância. Não são só os já formados ou empregados, mas também jovens, à procura de novas aprendizagens.
O motivo é de que hoje, quem não sabe utilizar as novas tecnologias, fica automáticamente excluído do mercado de trabalho.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Teresa Maria Batista Gil
18-09-2012 às 14:45:01Hoje em dia é cada vez mais fácil estudar e fazer formação devido ao ensino à distância e eletrónico.Para isso basta ter um computador com internet para aceder a plataformas e-larning.A variedade de cursos e formação é bastante considerável e tem a vantagem de se poder escolher o horário em função da disponibilidade de tempo que cada um tem.
¬ Responder