Melhore o desempenho de seu Windows
Por isso, uma maneira de melhorar essa situação é realizar manutenções periódicas na máquina. Pensando nisso, algumas dicas que podem ajudar bastante nessa situação e evitar a formatação de seu computador, foram feitas para te ajudar. Confira!
1 - Desinstalação eficaz
Na maioria das vezes, quando desinstalamos algum programa pelo seu próprio “Uninstaller” (software próprio da aplicação para removê-la), o aplicativo deixa de existir no HD. Mas alguns arquivos, como se fossem “pedaços” dele, ficam no computador e podem prejudicar seu desempenho.
Para resolver esse problema, existe um software muito útil chamado Revo Uninstaller, que é capaz de fazer uma remoção profunda, excluindo até os arquivos do registro do Windows.
2 - Poupe espaço em seu HD
O disco rígido do computador, independente do tamanho que seja não deve ser ocupado totalmente. Quanto mais arquivos guardados nele, mais demorado e difícil será para encontrar o que você precisa.
Um software que pode ajudar nisso é o WinDirStat, que é capaz de mostrar vários detalhes sobre os programas que mais estão ocupando seu HD.
A inicialização de alguns programas junto com o sistema operacional é muito prática, pois rapidamente eles estarão prontos para uso. Mas, se você exagerar e tiver muitas aplicações carregando com o Windows, causará uma grande lentidão para abrir todo o sistema.
Para resolver isso, ative somente os programas que são realmente necessários à inicialização junto com o sistema operacional. Para fazer isso, siga o caminho abaixo:
- Menu “Iniciar”;
- Opção “Executar”, na janela que abrir digite “msconfig” e tecle “Enter”;
Na tela a seguir, vá à aba “Inicialização de Programas” e desmarque os programas que você não quer que iniciem junto com o Windows.
Mas tome cuidado e desative apenas os programas que você conhece e sabe a função deles.
4 - Limpeza de arquivos temporários e registro
O sistema operacional costuma guardar arquivos temporários e registros que não estão mais sendo utilizados, podendo afetar o desempenho da máquina. Uma ferramenta ótima para essa ocasião é o software CCleaner. Ele faz uma limpeza nos arquivos temporários de seu navegador, lixeira e no registro do Windows.
Com o tempo, desinstalando e instalando programas, apagando e guardando arquivos, o HD fica muito fragmentado afetando o desempenho do disco rígido. Isso pode ser resolvido com uma desfragmentação e o Windows possui uma ferramenta própria para isso, porém não é tão eficiente.
Um software capaz de resolver esse problema e ainda otimizar o HD é o Auslogics Disk Defrag, bastante eficaz e de simples utilização.
6 - Cuide de seus hardwares
Uma faxina geral na máquina, inclusive dentro do gabinete, é bastante útil e preventivo para o computador. Aqui no ruadireita você pode encontrar boas matérias que ajudam bastante nessa tarefa.
Upgrade nas peças também são bem vindas. Porém, deve ser avaliado se isso é viável para a necessidade de cada usuário.