Linux, sistemas operativos eficientes
Apesar do que é habitualmente feito, existe um sistema operativo de referência desde os primórdios da informática, chamado Linux. Este sistema é Open Source, o que significa que qualquer um o pode usar gratuitamente e até mesmo alterar o seu código fonte, colaborando com uma comunidade de forma a permitir a sua constante evolução.
As vantagens em usar Linux são imensas, mas devemos destacar o facto de todo o seu funcionamento ser mais eficaz, principalmente a nível de otimização de recursos da máquina.
Existe, na opinião de muitos, apenas uma condição para usar Linux, não pode depender de nenhum software exclusivo da Apple ou da Microsoft, pois não são feitas versões para Linux. Normalmente os jogos mais atuais também não são desenvolvidos para sistemas Open Source.
Existe também a possibilidade de instalarmos o sistema Linux como um segundo sistema operativo, permitindo assim selecionar o sistema que queremos usar antes da máquina iniciar. Este processo é configurado num interface durante a fase de instalação e está ao alcance de qualquer um.
Para alguns será mais interessante que para outros, contudo é um sistema operativo que todos deviam experimentar, principalmente se a máquina onde for instalado for antiga ou tiver poucos recursos.
Podemos facilmente encontrar referências das várias distribuições na Web de forma a encontrar a que mais se adequa ás nossas necessidades. Algumas são mais interessantes para principiantes outras para utilizadores avançados. Encontramos também sem qualquer dificuldade suporte para a maioria das nossas dúvidas, de outra forma podemos sempre deixar a nossa questão no fórum da distribuição, existem milhares de pessoas em todo o mundo disponíveis para nos ajudar a resolver a nossa questão.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- rui antunes silva caarvalho
19-06-2014 às 07:31:57muito bom texto sobre Linux, sistemas operativos eficientes
¬ Responder