Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > IamEco, o computador ecológico

IamEco, o computador ecológico

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
IamEco, o computador ecológico

O primeiro computador pessoal, feito com a intenção de receber o selo “Eu Ecolabel” (uma certificação ambiental feita pela União Europeia) foi finalizado. Esse aparelho, além de ter sido fabricado pensando no meio ambiente, foi posto dentro de uma moldura de madeira retirada de reflorestamento, provando para as empresas deste ramo que é possível fabricar um dispositivo que pensa mais no meio ambiente.

Infelizmente os computadores e notebooks, símbolos da tecnologia de alto nível e inovação, ainda estão um pouco longe de se tornarem produtos de pouco impacto ambiental.
O maior problema é que esses aparelhos ficam ultrapassados rapidamente, devido à rápida inovação do mercado. Dessa forma, as máquinas descartadas, que possuem muitas substâncias tóxicas e metais pesados, são de difícil reciclagem.

Além disso, no processo de fabricação de seus dispositivos e do próprio computador, há um alto consumo de energia e água, emitindo uma grande quantidade de carbono no meio ambiente. O processo de criação dos equipamentos consome, em média, 1,8 toneladas de materiais.

Mas, conforme demonstrado pelos engenheiros da companhia MicroPro que trabalharam junto com cientistas do IF (Instituto Fraunhofer) da Alemanha, é possível fazer diferente e mudar isso. O processo de fabricação do novo computador, que conseguiu o selo ecológico, reduziu aproximadamente 70% da emissão de CO2.

Segundo o coordenador do processo de criação e fabricação do computador ecológico, o aparelho conseguiu unir a tecnologia com a consciência ambiental. Pois ele é sensível ao toque e tem um consumo de energia muito baixo ao longo de sua vida útil, desde a sua criação até sua reciclagem.

Computador prático

O PC-Touch IamEco (Eu sou ecológico, em português), como foi batizado por seus criadores, pode ter mais de 98% de seus componentes reciclado.

Por dentro do computador, algumas medidas foram tomadas para torna-lo mais ecológico. Os coolers foram substituídos por um sistema que utiliza água para resfriar seus componentes e a tela é de LED, diminuindo o consumo de energia.

Para a fabricação do aparelho, foram substituídos os materiais que mais agridem o meio ambiente e adotados outros menos agressivos. Além disso, o computador foi projetado para ter uma fácil desmontagem, tornando prática a atualização de seus componentes e a desmontagem para a reciclagem.


Lucas Souza

Título: IamEco, o computador ecológico

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

619 

Comentários - IamEco, o computador ecológico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios