Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Dicas para comprar um computador

Dicas para comprar um computador

Categoria: Informática
Visitas: 10
Dicas para comprar um computador

Na era da rapidez e da informação globais, um computador com bom desempenho é essencial para que, no plano profissional, possamos trabalhar com eficiência e comodidade e, no plano pessoal, tenhamos a possibilidade de usufruir de navegações rápidas na internet, fazer downloads (legais) ou jogar jogos que habitualmente carregam muito o sistema e impedem o computador de funcionar normalmente.

Assim, o primeiro passo é inteirar-se das características do seu computador: qual o processador (tipo e velocidade), tamanho do disco rígido, quantidade de memória RAM e sistema operativo instalado. Estes primeiros passos são fundamentais para evitar comprar hardware incompatível com o sistema. Saiba, por exemplo, que o Windows XP apenas suporta 3,2 Gb de memória, pelo que resultará improdutivo comprar memória acima desta capacidade. Já o Windows Vista suporta, pelo menos, 4 Gb. Todavia, acautele-se, pois se o seu processador apresentar uma velocidade baixa (menos de 1.7Ghz) não vale a pena acrescentar memória: o resultado será irrelevante e naturalmente desmotivador.

Outro factor a ter em conta é o disco rígido (em termos de velocidade e tamanho). Actualmente, uma capacidade aceitável oscilará entre os 100Gb e o Tera (1000Gbs) e uma velocidade considerada eficaz rondará as 5400 rpm (apesar de gastar mais electricidade, as vantagens são definitivamente compensadoras).

Paralelamente, deverá ter em conta a quantidade de memória RAM (espaço onde o computador armazena temporariamente a informação que está a ser processada) que possui no seu computador e saber que este factor é absolutamente determinante no desempenho do computador. Por exemplo, saiba que é o maior ou menor tamanho da sua memória que vai determinar quantos programas podem estar abertos em simultâneo. Uma RAM aceitável oscila entre os 512Mb e 1Gb. Para fazer upgrades do sistema (adicionar 2Gb de RAM, por exemplo), deverá ter em atenção a compatibilidade dos restantes periféricos e, de preferência, informar- -se junto de pessoal especializado na área ou em fóruns designados para o efeito. Se resultar, o seu computador melhorará a performance de forma exponencial e, o que é mais importante, através de meios baratos.

Finalmente, tome precauções em relação a «produtos milagrosos» que circulam na internet e que prometem melhorar instantaneamente o desempenho do seu computador. Acautele-se também em relação a processos que, muitas vezes, se podem tornar perigosos para o computador e podem mesmo destrui-lo, como é o caso do overclock, que consiste em aumentar artificialmente a velocidade do processador. O resultado, que pode ser bom quando efectuado por profissionais, pode também ser desastroso e queimar, inclusivamente o computador.

Por isso, o mais recomendável é seguir os conselhos dos profissionais e, na dúvida, entregar o seu computador a um técnico especializado.


Isabel Rodrigues

Título: Dicas para comprar um computador

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 10

671 

Comentários - Dicas para comprar um computador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios