Dicas para comprar um computador
Assim, o primeiro passo é inteirar-se das características do seu computador: qual o processador (tipo e velocidade), tamanho do disco rígido, quantidade de memória RAM e sistema operativo instalado. Estes primeiros passos são fundamentais para evitar comprar hardware incompatível com o sistema. Saiba, por exemplo, que o Windows XP apenas suporta 3,2 Gb de memória, pelo que resultará improdutivo comprar memória acima desta capacidade. Já o Windows Vista suporta, pelo menos, 4 Gb. Todavia, acautele-se, pois se o seu processador apresentar uma velocidade baixa (menos de 1.7Ghz) não vale a pena acrescentar memória: o resultado será irrelevante e naturalmente desmotivador.
Outro factor a ter em conta é o disco rígido (em termos de velocidade e tamanho). Actualmente, uma capacidade aceitável oscilará entre os 100Gb e o Tera (1000Gbs) e uma velocidade considerada eficaz rondará as 5400 rpm (apesar de gastar mais electricidade, as vantagens são definitivamente compensadoras).
Paralelamente, deverá ter em conta a quantidade de memória RAM (espaço onde o computador armazena temporariamente a informação que está a ser processada) que possui no seu computador e saber que este factor é absolutamente determinante no desempenho do computador. Por exemplo, saiba que é o maior ou menor tamanho da sua memória que vai determinar quantos programas podem estar abertos em simultâneo. Uma RAM aceitável oscila entre os 512Mb e 1Gb. Para fazer upgrades do sistema (adicionar 2Gb de RAM, por exemplo), deverá ter em atenção a compatibilidade dos restantes periféricos e, de preferência, informar- -se junto de pessoal especializado na área ou em fóruns designados para o efeito. Se resultar, o seu computador melhorará a performance de forma exponencial e, o que é mais importante, através de meios baratos.
Por isso, o mais recomendável é seguir os conselhos dos profissionais e, na dúvida, entregar o seu computador a um técnico especializado.