Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > CPU: Saiba o que é isso no mundo da informática

CPU: Saiba o que é isso no mundo da informática

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
CPU: Saiba o que é isso no mundo da informática

Você já deve ter ouvido falar ou ter noção do que seja a CPU, pois muitas pessoas tratam essa sigla como se fosse aquela enorme peça do computador onde ficam os hardwares e conectam-se os cabos. Mas, na verdade, aquilo é o gabinete de sua máquina e não a CPU.

A CPU (Centra Processing Unit, em português: Unidade Centra de Processamento – UCP) é um chip com circuito integrado que, de certa forma, é o cérebro do computador. Ele é responsável por tomar todas as decisões lógicas, executar cálculos e realizar as instruções que o computador consegue fazer. Por exemplo: ele recebe informações dos programas diversos, jogos e outros, processa tudo isso e retorna os resultados por meio do computador. Da mesma forma que utilizamos o cérebro para fazer alguma conta, a máquina utiliza a CPU, por isso ela é chamada de “Cérebro do Computador”. Agora, talvez você esteja se perguntando, e onde o processador entra nisso?

Processador, microprocessador ou CPU?
Nos dias de hoje, tudo que fazia parte da CPU está integrada em um só chip que se chama microprocessador. Ele é utilizado nos computadores atuais, como o que você está utilizando agora. A AMD e a Intel são empresas que desenvolvem microprocessadores. Já o processador é uma denominação mais simples e abstrata, pois todo microprocessador é também um processador. Porém, nem todo processador é um microprocessador. Exemplo: um microcontrolador é também um processador.

Mas, mesmo com essas diferenças, em questões de prática os três nomes são utilizados para determinarem o mesmo componente. Se você estiver tratando de arquitetura de computadores, circuitos lógicos, entre outros, haverá diferenças.

Clock

Um dos fatores que determina a velocidade de processamento de uma CPU é a quantidade de instruções executadas por ele em 1 segundo. Foi atribuído a essa capacidade de processamento o nome de clock e Hertz (Hz) é a unidade utilizada para calcular-se e medir-se essa quantidade de ações realizadas por segundo. Por exemplo: uma CPU que tem um clock de 500 Mhz pode realizar 500 milhões de instruções por segundo; já os processadores atuais, com 2,4 GHz, são capazes de fazer 2 bilhões e 400 milhões de ações por segundo.


Lucas Souza

Título: CPU: Saiba o que é isso no mundo da informática

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - CPU: Saiba o que é isso no mundo da informática

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios