Como limpar a fonte do computador?
Por que limpar a fonte
A sujeira da fonte pode impedir o fluxo de ar entre o gabinete e o meio. Isso fará com que a temperatura interna da CPU aumente, podendo danificar os hardware de seu computador.
Quando devo limpar
O recomendado e fazer uma limpeza a cada três meses, mas quanto mais frequente melhor. Barulhos e ruídos vindos da fonte indicam que passou da hora de limpá-la.
Você pode usar os seguintes equipamentos para limpar a fonte: Chave de fenda e/ou Philips; Um pano macio e seco; Pincel; Ar comprimido (disponível em lata) e, em alguns casos óleo lubrificante.
Cuidados e recomendações
É recomendado, caso o computador esteja em uso, desliga-lo e aguardar cerca de 1 hora para que os componentes esfriem e a energia dos capacitores se dissipe, evitando possíveis choques.
Leve o computador para um local com bastante espaço e amplo. Desligue o interruptor da fonte, que está atrás do gabinete. Caso a CPU esteja empoeirada, limpe-a antes de abri-la, evitando que vá pó nos componentes do computador.
Antes de mexer nos hardwares e na fonte, descarregue a energia eletroestática de seu corpo segurando em um metal sem pintura. Essa energia pode gerar grandes danos aos componentes do micro.
1 – Após aberto a CPU, verifique se há espaço suficiente para você trabalhar na limpeza da fonte. Se não houver, retire os cabos conectados para facilitar.
2 – Boa parte das fontes possui um ventilador que tira o ar quente de dentro da CPU e joga-o para fora. Com a lata de ar comprimido na posição vertical, solte pequenos jatos nesse ventilador de forma a jogar a sujeira de dentro para fora do gabinete. Caso isso não seja possível, tire a sujeira pela parte de traz do computador.
3 – Com o pincel remova os excessos de sujeira, mas com cuidado. Limpe da melhor forma possível a grade de fluxo da ventilação. Tenha cuidado com os componentes do computador.
4 – Aplique mais uma dose de ar comprimido dentro do gabinete todo e, se achar necessário, repita o processo para garantir a limpeza.
Se você tiver mais afinidade com manutenção de hardware, a limpeza completa pode ser uma boa ideia:
1 – Com o gabinete aberto, desconecte todos os cabos de energia da fonte que estão alimentando os hardwares.
2 – Desparafuse a fonte e retire-a com cuidado para não cair em cima da placa-mãe e seus componentes.
3 – Tente retirar o ventilador, caso ele esteja parafusado, para uma melhor limpeza. Caso contrário, não arrisque danificar o equipamento.
4 – Tome cuidado quando for desencaixar o ventilador, pois ele tem cabos conectados a ele.
5 – Jogue ar comprimido em ambas as partes da fonte, mas utiliza jatos curtos.
6 – Finalize a limpeza com o pincel para remover a sujeira mais pesada, com bastante cuidado.
7 – Se sua fonte faz bastante barulho quando você liga a máquina, pode ser necessário lubrifica-la. Para isso, remova o adesivo que fica no centro do ventilador e, com um óleo lubrificante, aplica uma dose pequena no eixo do dispositivo.
No corpo da matéria há um vídeo feito pela equipe do site Baixaki, com detalhes sobre a limpeza de uma fonte.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- eduarda vargas
07-10-2014 às 20:20:44ok muito bom precisei e me ajudou mt obrigado
¬ Responder