Restaure suas fotos


Além da permanência da fotografia é preciso preservar a integridade da imagem. O tempo, a umidade, a manipulação e a luz contribuem para o envelhecimento precoce da fotografia. Há algum tempo, apenas artistas fotográficos eram capazes de restaurar as imagens deterioradas, mas atualmente, com a tecnologia dos computadores, digitalizadores (scanner) e programas de tratamento de imagens tornou-se possível recuperar fotos favoritas em casa.
Procure reproduzi-las antes de danificadas, pois os recursos empregados serão mais eficientes, proporcionando melhor resultado. Digitalize aquelas que interessam antes que fiquem amareladas, granuladas ou apagadas. Danos físicos, como rasgos e amassados, às vezes são mais fáceis de corrigir do que os efeitos produzidos pelo tempo.
O melhor resultado será proporcional ao tempo dedicado à recuperação, pois são processos demorados. Utilize as ferramentas com parcimônia.
Procure um programa de tratamento de imagens razoável. Se você não é profissional do ramo, optando por programas mais poderosos, desembolsará muito e aproveitará poucos recursos. Um software básico traz ferramentas suficientes para esta atividade, e às vezes acompanham o scanner. Não o subestime.
O Clone é função indispensável a um editor de imagens. Ela permite transferir cor, textura e tonalidade entre pequenas áreas da foto, o que ajuda a restaurar falhas de danos físicos. O recurso Brilho/Contraste (Brightness/Contrast) serve para compensar excesso ou falta de luz e redefinir os detalhes, aprimorando o claro/escuro. A função Tonalidade/Saturação (Hue/Saturation) possibilita obter cores mais próximas do real e redefinir a pigmentação ou “quantidade” de cor utilizada. Pequenas manchas são corrigidas com a ferramenta Sharpen, um filtro para controlar a nitidez.
A digitalização inicia a recuperação. Escolha, no mínimo, resolução de 300dpi. Resoluções inferiores comprometem drasticamente o resultado. Crie um novo arquivo para cada modificação, e poderá retornar ao estado anterior, caso não goste do efeito.
As possibilidades são múltiplas. Conheça os recursos separadamente, teste-os exaustivamente e observe seus efeitos. Compreendendo inteiramente o desempenho destas ferramentas, você irá compor verdadeiras obras de arte. Ouse, então.

Comentários ( 1 ) recentes
Sophia
05-05-2014 às 03:52:15Boas informações sobre restaurar fotos, adorei!
¬ Responder
Comentários - Restaure suas fotos
voltar ao textoVeja na Rua Direita


