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Fotografia - um registo do passado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Fotografia
Comentários: 3
Fotografia - um registo do passado

Uma fotografia está mais perto do tempo ou do espaço? “Do espaço” é a resposta da maioria. E se é verdade que a fotografia é o registo (graphé=grafia=escrita) do visível (photós=foto=luz), também é certo que essa imagem corpórea existiu antes, durante e depois do clique, enquanto que o segundo temporal registado não se repete, nem em parecenças ou similitudes.

Mais do que a matéria, é o tempo que fica registado, numa espécie de cronografia fotovoltaica. Aquela respiração e aquele bater do coração no momento do disparo da máquina fotográfica. É esse pedaço de vida (do que está aquém e além da objetiva) que fica pendurado na moldura “para mais tarde recordar”.

É em função do tempo que passou e daquele que virá, que a fotografia prolonga emoções e distende momentos, alargando a amplitude de observação de paisagens vivas, que de outra forma passariam ao lado da nossa atenção, sem terem a oportunidade de tocar as vivências dos observadores.

À semelhança da escrita, que permite a viagem do pensamento para outros locais, culturas e intelectos, a fotografia é o veículo de locomoção do que os olhos veem e do que a alma sente. Transporta imagens e respetivas sensações (genuínas ou provocadas) ao longo de séculos, retratanto a história das gerações humanas e das transformações mundanas, e revela aos olhos que estão para vir/ver, as várias faces da Humanidade e do Universo.

A amplitude da gravação depende do tipo de câmara fotográfica utilizada e do ambiente em que se insere. Uma imagem fixada no ar ou dentro de água, imóvel ou com a intervenção de movimento ou de velocidade, física ou infra-material (como o raio-x), com luz natural, articial ou infravermelho, com captação de cor ou à base de pretos/brancos/cinzas são alguns dos exemplos das variações possíveis a registar.

Com a evolução da tecnologia, pode dizer-se que o mundo nos cabe na palma da mão, já que o telemóvel de hoje, por exemplo, nos permite gravar os instantes que entendemos serem dignos de registo num pedaço de eternidade póstuma, seja como uma fotografia independente ou (em articulação com as suas pares sucedâneas) com movimento.

De notar que Aristóteles foi o primeiro a delinear o princípio da câmara escura, no séc. IV a.C. e, após várias descobertas, a primeira fotografia surge, com recurso ao magnésio, em 1858, pela mão do físico Nadar.


Carla Santos

Título: Fotografia - um registo do passado

Autor: Carla Santos (todos os textos)

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Imagem por: Shkumbin

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Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    04-05-2014 às 18:10:17

    Realmente, a fotografia registra um pedaço, um pequeno momento de nosso passado. Tão bom é reviver esses momentos. Que belo texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder
  • Carla SantosCarla Santos

    28-01-2011 às 12:29:17

    Cara leitora, sim é bem possível. Tal como a escultura de formas pode ser feita sobre diversos materiais (madeira, mármore, granito, etc), também a fixação da luz/sombras/formas (que está na base da fotografia) pode ser feita sobre vários compostos (que determinam a qualidade da imagem e sua durabilidade temporal, bem como os custos afectos à reprodução da mesma), dos quais destaquei o magnésio - utilizado com sucesso em 1858 -, mas já antes disso se conheciam fotografias, nomeadamente com base no lítio. Para mais informações pode consultar a Lexicoteca Portuguesa do Círculo de Leitores, onde encontrará uma cronologia histórica da fotografia. Lamento o atraso na resposta mas só agora vi o seu comentário. Grata pelo seu interesse, espero tê-la esclarecido de modo inequívoco. Votos de sucesso, Carla Santos

    ¬ Responder
  • Robelyo Alvesaurora santos

    05-07-2010 às 13:23:01

    Carla, será possivel uma foto de portimão de 1830/40?agradeço a resposta , a foto está publicada nos -costumes e tradições de portimão. agradeçoa sua ajuda. obrigada , aurora sntos

    ¬ Responder

Comentários - Fotografia - um registo do passado

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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