Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > Fotografe à noite

Fotografe à noite

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Fotografia
Visitas: 2
Comentários: 1
Fotografe à noite

As fotografias tiradas à noite têm um encanto próprio, mas, para saírem bem, há que ter em atenção determinados pormenores e não prescindir de alguns procedimentos básicos. Na verdade, o nosso olho ajusta-se melhor às variações de luz do que a máquina fotográfica, daí que nem sempre é percetível a insuficiência de iluminação dos ambientes. No entanto, e como «o material tem sempre razão», a máquina não se deixa iludir e devolve fotos tremidas, escuras e de fraca categoria.

As melhores fotografias noturnas são as capturadas ao pôr do sol e ao amanhecer. Normalmente, e embora o sol desponte e desça no horizonte todos os dias, conseguem-se cenários únicos, fantásticos, capazes de transportar o observador para dimensões de infinito.

Para tirar boas fotografias à noite é preciso, antes de mais, uma máquina fotográfica de qualidade; caso contrário, e por muito que se esprema a pobre, ela não terá capacidade de corresponder às expectativas, e a deceção revela-se uma inevitabilidade. Depois, há que apoiar a máquina, a fim de que não figure no registo fotográfico a tremura do fotógrafo, ocasionada, inclusivamente, pelos movimentos respiratórios. Esta dica é válida para a noite e para locais fechados, onde a luminosidade é escassa. Fazer-se acompanhar de um tripé ou de um mini tripé é útil para se ter uma base para a máquina. Mesmo sem este utensílio, pode servir uma mesa, um balcão ou outra superfície, desde que se evitem os balanços, por pequenos que sejam, da câmara.

Ainda que as pessoas da foto se mexam, o apoio da máquina fará com que o ambiente permaneça imóvel. Nalguns contextos, até é possível que fique interessante notar-se a animação dos sujeitos captados (conferindo, por exemplo, um carácter de maior realismo), mas ver uma parede que aparenta estar em mudanças ou na iminência de ruir já não é tão agradável…

Por outro lado, é de evitar o zoom. Efetivamente, em atmosferas ensolaradas, não existe qualquer problema, mas em ambiências escuras o zoom incrementa as probabilidades de obter fotografias tremidas. Este risco diminui quando se usa o tal apoio.

O fundo das fotografias, sobretudo se forem tiradas em casa, assume especial relevância. Ao fotografar objetos claros, convém que o fundo seja escuro e vice-versa.

De salientar que os retratos noturnos com um primeiro plano, nomeadamente com o contraste anteriormente descrito (árvores, estátuas, …), revestem-se de grande atratividade. Atenção à seleção do ângulo da cena, que deve ser criteriosa, e ao tempo de exposição (bem estudado). Quanto maior for este tempo, mais luz entrará e, por conseguinte, mais clara ficará a imagem. Se se verificar que está demasiado clara, basta reduzir a duração da exposição.

Para captar pessoas a grande proximidade, rostos, etc., opta-se pelo modo automático, com flash e, preferentemente, com o redutor de olhos vermelhos.

As máquinas fotográficas digitais têm a grande vantagem de permitir a realização de inúmeros testes até se atingir o ideal da foto sem gastos adicionais. Portanto, não há razão para não experimentar esta arte fascinante!


Maria Bijóias

Título: Fotografe à noite

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

669 

Imagem por: jesus_leon

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 04:09:30

    É linda as fotos ao amanhecer e entardecer. Realmente, elas ficam genuinamente perfeitas. Mas, para que fiquem boas à noite é importante considerar algumas técnicas mesmo. Adorei as dicas!

    ¬ Responder

Comentários - Fotografe à noite

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: jesus_leon

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios