A Primeira Fotografia
O aparecimento da primeira fotografia foi um processo que se desenvolveu ao longo do tempo e por um largo número de pessoas.
O culminar do processo da primeira fotografia data de 1825, autoria do francês Joseph Niépce, que gravou a imagem numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo.
A máquina que tirou esta foto necessitou de oito horas à exposição solar para tirar a foto. Henry Talbot apareceu depois com um processo de reprodução em muito semelhante ao dos dias de hoje, uma vez que a imagem passava para uma espécie de negativo com a incidência do preto sobre o transparente.
A fotografia colorida foi alvo de contínuo investimento, mas existia uma grande instabilidade ao nível do verde e do vermelho. A primeira fotografia a cores data de 1861 apesar de, nesta altura, ainda se estar a disseminar o uso da fotografia a preto e branco.
Hoje em dia, a comodidade de tirar e manusear um conjunto de fotos em qualquer lado tem enormes vantagens e custos muito inferiores aos do processamento com as máquinas analógicas.