Figura De Linguagem: Uso De Pleonasmo
É uma palavra de origem grega: “pleonasmós”; que significa superabundância. É o emprego de palavras redundantes, de igual sentido; redundância. Há o pleonasmo vicioso, decorrente da ignorância da língua e que deve ser evitado, e o pleonasmo estilístico, usado intencionalmente para comunicar à expressão mais vigor, intensidade, ou clareza.
1 – São exemplos de pleonasmos viciosos: a brisa matinal na manhã, biografia da vida de alguém, bonita caligrafia, breve alocução, conviver junto com, decapitar a cabeça, descer para baixo, entrar para dentro, hábitat natural, monopólio exclusivo, partir em metades iguais, repetir de novo, sair para fora, sua autobiografia, subir para cima, surpresa inesperada, produtos produzidos pela fábrica, sobrevoar sobre a cidade, etc;
2 – Pleonasmos usados como figuras de estilo: O seu leito era a pedra dura, a pedra fria; Isso eu vi com meus próprios olhos; “Entraram no coche, carruagem sua especial dele” (Camilo Castelo Branco, aput Aurélio); “Que me importa a mim a glória? (Alexandre Herculano, Eurico, pg. 69); “Sorriu para Holanda um sorriso marcado de pavor” (Viana Moog, Toia, p. 294).