Santos Populares
Esta é uma época única onde se sai á rua para dançar, comer e divertir.
Mas afinal o que são os Santos Populares? Os Santos (como também é conhecida) decorrem durante o mês de junho, onde se festejam 3 populares Santos. Santo António, São João e São Pedro.
Todos eles padroeiros, os Santos oferecem feriados municipais e cada zona do país defende o seu Santo com festas, procissões e arraiais.
O dia de Santo António é festejado a 13 de junho e é o Santo padroeiro de muitas cidades, em especial de Lisboa. Nesta data sai-se à rua para comer sardinhas assadas e dançar nos arraiais que se estendem pelas cidades. Diz-se que Santo António era casamenteiro, e em Lisboa existem mesmo as Noivas de Santo António.
Segue-se o São João, com o seu pequeno cordeiro. Festejado em outras tantas cidades, mas com festejos de arromba no Porto. Por aqui, mostra-se a moda dos martelinhos que “estalam” nas cabeças alheias. A dia 24 de junho, São João é festejado com euforia com arquinhos e balões de papel.
No dia 29 de junho festeja-se São Pedro. Sintra é um exemplo de cidade que abraçou este padroeiro. Com folia, sai-se mais uma vez á rua para festejar.
As quermesses são uma das tradições mais características, onde se compram papelinhos, que se tiverem número é digno de pequeno prémio.
Também as marchas populares desfilam nas avenidas e dão cor ás noites das cidades. Cantam-se quadras e defendem-se as bandeiras do seus bairros em cores coloridas e danças ensaiadas.
As organizações destas festas estão a cabo das Juntas de Freguesia e das Camaras, mas muitas vezes são as próprias pessoas e comercio local que organizam os arraiais de forma organizada e divertida.
Compram-se manjericos com quadras de todos os tipos e temas, mas são os de amor que mais convencem.
Quem nunca assistiu ás Festas dos Santos Populares, não pode perder arraiais tão procurados.