Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Rituais de passagem: o que são?

Rituais de passagem: o que são?

Categoria: Eventos
Visitas: 23
Comentários: 8
Rituais de passagem: o que são?

Os rituais de passagem sempre fizeram parte da vida do homem. Eles estão presentes em vários aspectos da existência humana. Desde aspectos biológicos, aos emocionais, passando pelos culturais. Os rituais ou ritos de passagem constituem-se em ciclos que se interrompem dando lugar a outros que se iniciam.

Fisiologicamente passamos por vários ciclos que se interrompem bem definidos: a infância, ciclo de intensa aprendizagem, a juventude, ciclo de descobertas intensas, a vida adulta com seus obstáculos e privações e, por fim, a maturidade e seus medos e transformações. Emocionalmente os ciclos se interrompem e se iniciam frequentemente. Um relacionamento que acaba, a perda de um emprego, o afastamento de um ente querido face à morte, a convivência com uma doença crônica são exemplos de ciclos e situações que modificam o percurso de vida.

Culturalmente os rituais de passagem são formas de organização de vida. São eventos cuja marca é a repetição. As sociedades são recheadas desses ritos. Eles transformam as percepções de mundo e criam novas realidades. Através das repetições se cria familiaridades com estes eventos, sabendo o que vai acontecer e esperando pela própria vez de passar por eles.

Na sociedade contemporânea atual, assim como na antiga, os rituais de passagem são variados e numerosos. Existem os ritos religiosos, como por exemplo, o batismo, a eucaristia, o casamento. Todos envoltos em crenças espirituais e celebrações eucarísticas. Há também os rituais acadêmicos, formaturas de educação infantil, formaturas de conclusão de cursos, formatura de graduação. Todos compostos por repetições e coesão social. Os rituais de enlace são bastante tradicionais, como as bodas de ouro, prata e demais. Nesses rituais de passagem o amor é celebrado e os sentimentos são compartilhados.

Um ciclo biológico que gerou um ritual social é a festa de quinze anos de uma menina. Ele representa a passagem da infância à puberdade dessa menina. Há a clássica metáfora da passagem da sandália infantil para o sapato de salto alto entre outras formalidades, todas ricas em simbologia e significados.

Os rituais de passagem são formalidades que apresentam formas de organização da vida pessoal, mostrando a metamorfose biológica, cultural, social, religiosa e cultural de cada um. Nesses ritos a repetição de ações, gestos, cenas e palavras garantem segurança e interação social. Neles são celebrados sentimentos como a solidariedade e a valorização das capacidades e das conquistas individuais.

Geralmente, durante esses rituais há a presença de testemunhas, juízes e representantes religiosos que dão a veracidade ao ritual e a presença de familiares e amigos para também testemunharem e compartilharem desses momentos marcantes e especiais. Através da repetição e da formalidade, elaboradas e determinadas pelos grupos sociais, os rituais demonstram a ordem, a promessa de continuidade e a passagem para uma nova fase.


Rosana Fernandes

Título: Rituais de passagem: o que são?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 23

798 

Imagem por: Carolina Gonzalez

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoADM

    10-11-2014 às 13:41:43

    Otima explicação!!!!Me ajudou muito.

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    27-08-2014 às 05:12:41

    Esses rituais de passagem fazem parte de um momento muito especial e importante. É como se registrassem para sempre na nossa memória. Adorwi o texto e aprendi bastante!

    ¬ Responder
  • Délcio Feliciano Chiumbo

    05-03-2014 às 16:59:58

    Tudo interessante.adorei

    ¬ Responder
  • Délcio Feliciano Chiumbo

    05-03-2014 às 16:57:43

    Tudo interessante.adorei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFro

    08-05-2013 às 12:04:07

    adooreei me ajudou bastante em um trabalho de rituais!!!!

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    15-09-2012 às 23:20:42

    Um dos rituais mais conhecidos é o bar Mitzvá. Acontece na comunidade judaica. Quando um jovem completa uma determinada idade, passam com este ritual a fazer parte integrante e a tornar-se membro da comunidade. nas raparigas é com 12 anos e um dia e nos rapazes é quando completam 13 anos e um dia. Aprendem a lei judaica e a festa é um comemoração única na vida dos jovens.

    ¬ Responder
  • Carlos Fabiano da SilvaCarlos Fabiano da Silva

    24-05-2011 às 14:06:33

    Bom, gostei muito da explicação em relação ao tema "rituais de passagem". Me ajudou na apresentação de um trabalho.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDuda

    14-02-2010 às 19:54:54

    Adorei amiga!!! Bjs...

    ¬ Responder

Comentários - Rituais de passagem: o que são?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Carolina Gonzalez

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios