Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > O vinho do Dão

O vinho do Dão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Visitas: 2
Comentários: 2
O vinho do Dão

O vinho do Dão, típico da região demarcada de vinhos, não licorosos de Portugal, tal como outras regiões vinícolas, passou por diversas fases ao longo da sua história.
Com efeito, trata-se já de uma história centenária , com coisas boas e outras menos.
Após uma relativa letargia comparativamente a outras regiões vitivinícolas portuguesas emergentes, o Dão tem conseguido reunir uma massa de empreendedores e profissionais e, ganhar dinâmica de inovação, desenvolvimento e mais qualidade.

Pouco a pouco, foi recuperando do tempo perdido, nesse passado não muito distante.
O seu desenvolvimento e progresso foi devido, essencialmente à reestruturação das suas vinhas e atualização tecnológica dos processos de vinificação.
Possuindo todas as condições necessárias e suficientes para a produção de vinhos de primeira grandeza, o Dão reafirma-se, hoje, através de castas emblemáticas, como a tinta Touriga Nacional, a branca Encruzado ou a Arca de Noé.

No que diz respeito à tinta Touriga, tem nesta região, o seu berço, de aroma intenso e elevada complexidade e, a branca Encruzado, tem um notável álcool acidez e mineralidade.
Quanto á Arca de Noé, é mais típica de solos de exceção, predominantemente graníticos, e clima propícios com larga amplitude térmica no período de maturação das uvas, cultura e paixão pela atividade.

Com efeito, a região do Dão, está protegida de ventos continentais, pelas cadeias montanhosas que a contornam, no planalto da Beira alta. assim, possui condições edafoclimáticas que se asseelham muito ao Norte de França, temperaturas frescas, invernos não muito rigorosos e verões quentes com noites frias, favorecendo a maturação e consequente riqueza de compostos fenolícos e aromáticos.

A sua qualidade é tão grande, que tem sido eco a críticas nacionais e internacinais, de grande elogio aos seus vinhos, pelo seu caráter, complexidade, elegância, equilíbrio, maturidade, potencial e de envelhecimento e combinação perfeita.

A gastronomia do Dão, é ,sem dúvida preconizada, como muito saborosa e um grande perfil qualitativo, que a leva à globalização.

Estas qualidades, são ainda, sempre aliadas a uma excelenyte qualidade e preço, reafurmando a realidade dos vinhos que não são caros e se podem guardar e apreciar por muitos anos.
Presentemente, o Dão, enfrenta o desafio da modernidade, sem perder a tradição nos mercados internos e externos.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O vinho do Dão

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

603 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 16:51:18

    Adoraria apreciá-lo e adorei saber dessas informações. A Rua Direita agradece a sugestão.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 16:02:37

    O vinho do Dão faz parte de uma região demarcada das vinhas do Alto Douro.Esta é sem dúvida uma das zonas vinícolas mais conhecidas e de boa qualidade em Portugal.Este vinho é muito apreciado por muitos, tanto de Portugal como do estrangeiro.

    ¬ Responder

Comentários - O vinho do Dão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios