História do Carnaval
Tempos depois a Igreja resolve aceitar essa comemoração, tornando-a mais artística e pondo ordem, evitando os excessos em relação ao sexo e à bebida. Nessa época, começaram a ser valorizados os desfiles e as construções de carros alegóricos.
A palavra carnaval tem sua origem na ideia de afastamento dos prazeres da carne, pois antecede o período de quarenta dias de quaresma, um período de jejum e privações. O carnaval é então calculado em quarenta dias antes da Páscoa. Portanto, é variável. Vem da expressão “carne vale”(adeus carne), originando a palavra carnaval. O carnaval dura três dias, sendo o principal a terça-feira, denominada terça-feira gorda, acabando na quarta-feira de cinzas, símbolo da efemeridade da vida. A festa de origem pagã acaba com a penitência e na dor que representava para a igreja católica a quarta-feira de cinzas.
No período do Renascimento foi introduzido o baile de máscaras com ricas fantasias e carros alegóricos. Aos poucos o Carnaval europeu, destacado pelos seus bailes e desfiles alegóricos, foram perdendo espaço. O carnaval Português era sinônimo de entrudo. Entrudo ou introdução era a festividade que ocorria em vários locais da Europa. Nela as brincadeiras, deboches às autoridades, aos costumes e à moralidade imperavam.
No Brasil o carnaval teve sua origem no entrudo português. A princípio suas brincadeiras perturbavam a ordem e foram proibidas durante o período do Brasil colonial. No entanto o entrudo continuava a existir como forma de divertimento popular. Aos poucos o entrudo cedeu espaço às celebrações carnavalescas baseadas nas festas que aconteciam em Veneza e Paris, devido ao crescente destaque da burguesia, das óperas e dos teatros. Começaram a acontecer então, os bailes de máscaras brasileiros em teatros e salões e, aos poucos, o carnaval passou a sair dos salões para tomar espaço na rua.
Entretanto no nordeste brasileiro a forte tendência da brincadeira na rua, dos desfiles ainda acontece e no estado da Bahia, a folia acontece por meio de trios elétricos e foliões que seguem seus blocos carnavalescos.
Comentários ( 1 ) recentes
- oliver
06-04-2011 às 16:11:53odeio essa palhaça da foto.
¬ Responder