Feira do Rio Antigo (antiguidades e artesanato)
- O que vende a Feira do Rio Antigo?
Os artigos vendidos na feira dão a ela um caráter único. As antiguidades presentes são um prato cheio para os colecionadores ou aqueles que buscam peças antigas. Artigos clássicos de cozinha que vão da porcelana à prata, podem ser encontrados em peças únicas ou em jogos completos. Discos de vinil também são encontrados aos montes na feira. Pagode, rock, MPB e até mesmo trilha sonora de filmes e novelas. Tem discos para todos os gostos. Peças limitadas de coleção também são fáceis de encontrar na feira, principalmente aquelas que foram coleções de campanhas promocionais.
Uma das marcas da Feira do Rio Antigo é o seu aspecto artístico, que pode ser percebido assim que se chega à feira, pela quantidade de obras artesanais encontradas nela. Por preços baixos, se encontra na feira peças indígenas feitas de bambu e penas, desde anéis até maravilhosas peças decorativas para casa. Guitarras, baterias, motos e estátuas feitas em arames e molas também merecem destaque, pois são realmente impressionantes, muito bem trabalhados. E para os amantes da moda hippie: na feira se acha fácil brincos de pena, colares com mandalas ou bolsas artesanais.
- A ambientação
Além dos artigos vendidos, a Feira do Lavradio, por si só, já merece a visita. O clima histórico e cultural que rodeia a feira é único e digno de admiração. A arquitetura presente na Rua do Lavradio é uma obra de arte que, mesmo que fosse em outro lugar, seria impossível não associar à Lapa e a figura do malandro, e os artistas de rua, cartunistas, pintores e grupos musicais fecham a ambientação da feira com chave de ouro. Vale a pena sentar em um dos vários restaurantes ou bares para relaxar a apreciar o clima propiciado por eles.