Evite excesso nos carnavais fora de época
Além dos desfiles de carros alegóricos e alas carnavalescas, dos tradicionais bailes à fantasia, dos shows proporcionados pelos trios alegóricos que geram tanta atenção, festejo e turismo, há ainda os carnavais fora de época. Estes procuram reproduzir a alegria dos carnavais tradicionais, promover entretenimento e proporcionar momentos de encontros mais livres. Dentro desse contexto, muitas pessoas têm usado as festas de carnaval como cúmplices para eventuais atitudes impróprias.
O maior problema de cometer excesso é ter que localizar-se, locomover-se e ambientar-se novamente. Isso sem acrescentar as conseqüências físicas diretamente ligadas ao consumo em excesso. Para vivenciar uma brincadeira segura é preciso vivenciar algumas práticas que garantam a mesma alegria, porém com consciência e saúde.
No carnaval, pelo fato da agitação e da liberação que achamos ser necessária para vivenciar esse momento, devemos estar atentos ao tipo de alimentação que levamos neste curto período de tempo. Embora sejam poucos dias de folia, dependendo do excesso ou do tipo de alimento as consequências podem ser nada agradáveis. Nesse aspecto entram as bebidas alcoólicas que, ingeridas em demasia, podem até desidratar, além de outros sintomas constrangedores como perda dos sentidos, falta de memória, náuseas, vômitos e mal-estares. Para este período a bebida ideal é uma que seja isotônica, porque ela, além de fornecer calorias, ajuda a repor o líquido e os sais minerais perdidos pelo corpo através do suor.
No entanto, sabemos que para algumas pessoas não abrem mão da ingestão de bebidas alcoólicas. Entretanto essas pessoas devem estar atentas às reações do próprio corpo a fim de não ultrapassar seu próprio limite. Para estas pessoas o indicado é jamais beber sem ter se alimentado e alternar o consumo de álcool com o consumo de água ou suco. Além disso, se alimentar várias vezes ao dia, de preferência de três em três horas é apropriado para um equilíbrio corporal.
Ainda é ponderado proteger-se, durante estas festas e em todos os relacionamentos mais íntimos, do risco de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis. Como o carnaval tem essa face mais permissiva, vamos também manter uma face mais inteligente fazendo uso do preservativo em todos os tipos de relação íntima. É a forma mais eficaz de se prevenir deste tipo de problema.