Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Entre cerimoniais e protocolos

Entre cerimoniais e protocolos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Comentários: 3
Entre cerimoniais e protocolos

O cerimonial e o protocolo constituem-se em relações e formalidades em momentos solenes. São as regras sociais de como proceder diante de eventos e solenidades. Cerimonial é o cumprimento de certas formalidades, tanto em eventos privados como públicos. Protocolo é o que determina hierarquicamente as regras de conduta dos governos e das solenidades. É através do protocolo que são garantidas que as posições referentes aos cargos ocupados sejam respeitadas. O cerimonial e o protocolo são essenciais para que os eventos e as solenidades aconteçam com sucesso e tranquilidade.

O cerimonial e o protocolo são especialidades dos profissionais das relações públicas, dos assessores políticos e dos organizadores de eventos. Porém atualmente essas regras vêm também sendo observadas e seguidas por pessoas comuns ao realizarem seus próprios eventos. Ao organizar uma festa ou um momento mais formal, devem ser observadas desde a decoração, à vestimenta apropriada, aos copos que combinam com cada situação, entre outros detalhes. Em solenidades é muito importante também saber como se dirigir a cada pessoa. Nesse momento é fundamental dominar os pronomes de tratamento a fim de não cometer gafes em situações formais.

Cabem ao cerimonial as funções de adotar as regras protocolares, organizar e definir os rituais e gestos que ocorrerão em cada evento, fazer uso de linguagem formal, seguir a legislação recorrente ao assunto protocolo, transmitir e ensinar etiquetas e boas maneiras de acordo com cada tempo e sociedade e comemorar datas significativas. O cerimonial garante a qualidade do evento. É através dele que todos os detalhes são pensados e postos em prática.

Em um cerimonial são partes fundamentais de conceção: um plano, um cronograma e um check-list. Os organizadores de evento seguirão o protocolo vigente e o cerimonial planejado de acordo com as necessidades da celebração e dos contratantes. O sucesso de muitas empresas também se dá devido ao planejamento de seus eventos. No mercado atual não há mais espaço para encontros ou festejos sem planejamento. As festividades e comemorações, assim como realizações de palestras, congressos ou cerimônias variadas necessitam de planejamento prévio. Daí o espaço do cerimonialista nas empresas e nos eventos privados.

O cerimonialista é aquela pessoa que organiza a solenidade, assessorando os donos do evento, observando e supervisionando o protocolo e todos os demais detalhes da cerimônia antes, através do planejamento, durante, seguindo o cronograma e após, mantendo contato com o contratante a fim de receber o feedback do serviço. Esse profissional deve ser bastante criativo, mas ciente de que o sonho ou o objetivo é do cliente. Então caberá a esse profissional viabilizar esse sonho ou objetivo, usando criatividade, capacidade de solucionar problemas que eventualmente possam ocorrer e simpatia no trato com os convidados.

Agindo como cerimonialista é importante que a pessoa tenha uma rede de contatos e parceiros muito grande. Pois cabe ao cerimonial proporcionar ao anfitrião do evento contatos com profissionais como fotógrafo, cinegrafista, serviço de buffet,  gráfica para confecção de convites ou folders empresariais, empresa de segurança e  local do evento. O cerimonial é também responsável pela recepção dos convidados, assim como seu bem-estar durante a solenidade. Entre cerimoniais e protocolos as relações inter-pessoais se intensificam, sonhos se realizam e profissionais se superam.


Rosana Fernandes

Título: Entre cerimoniais e protocolos

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

807 

Imagem por: Libertinus

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 16:44:24

    Muito importante essa questão de burocracia no casamento. Deve ser levado com a máxima de antecedência, principalmente, no cartório!

    ¬ Responder
  • Célia ezequielCélia ezequiel

    04-11-2011 às 13:31:28

    Olá! Moro no interior de Minas e gostaria muito de receber algumas dicas sobre cerimonial, de maneira simples e objetiva, pois pretendo ingressar nessa área aqui em minha cidade. Desejo ivestir nisso. Tenho dom e já participo da comunidade na pastoral dos noivos. Gostaria de contar com você. Obrigada!!!

    ¬ Responder
  • Grasiela

    06-05-2013 às 09:42:04

    Olá!Estou ingressando na carreira de cerimonialista e gostaria de saber qual pronome usar ao apresentar prefeitos, médicos, professores e reitores de universidades.
    Att.

    ¬ Responder

Comentários - Entre cerimoniais e protocolos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: Libertinus

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios