Carnaval 2014
O Entrudo, outro nome dado ao Carnaval, é uma data festiva de origem pagã e é comemorado sempre numa terça-feira. Em Portugal este dia não constitui um feriado oficial, é facultativo.
No nosso país muitas são as formas utilizadas e os rituais para comemorar esta tradição. A maioria das pessoas opta por vestir um fato de Carnaval disfarçando-se de uma personagem que aprecie ou com fatos alusivos a categorias profissionais, personagens de cinema, desenhos animados, personalidade mediática… Existem todo o tipo de disfarces e adequam-se a todos os gostos. Os mais pequenos são os que mais festejam esta data vestindo trajes coloridos e fatos aos domingos e terças de Carnaval.
O Carnaval tem vindo a ser festejado desde 520 a.C e foi sofrendo muitas alterações até aos nossos dias. Antigamente, ele era festejado como forma de agradecimento pelas colheitas abundantes e pela ajuda dos deuses ao povo grego. Por volta do ano 590 a.C a festividade passou a ser comemorada pela igreja católica. Neste caso era uma marca de véspera de jejum antes do início da quaresma, período em que jejuavam. Neste dia de Carnaval as pessoas degustavam deliciosos banquetes e comiam do bom e do melhor para no dia seguinte iniciarem o jejum.