Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Barrancos - Os touros de morte

Barrancos - Os touros de morte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Comentários: 1
Barrancos - Os touros de morte

Todos os anos na localidade de Barrancos, celebra-se a festa “Fêra de Barrancos”. Esta é uma celebração em honra à Nossa Senhora da Conceição, que mistura componentes religiosas e festivas com profundas raízes pagãs, mas que é mais conhecida pela componente recreativa ligada aos touros de morte.

Esta ultima componente, dos quatro dias de festa, é a que mais atenção chama a esta celebração religiosa, sendo que faz parte da tradição da localidade. É no segundo dia das celebrações que é feita a largada inaugural de touros, realizada na improvisada ‘arena’ na Praça de Liberdade, no centro da vila.

Foi em 2002, que esta tradição passou a ser a única em Portugal a ser autorizada por um regime de exceção, que permite a morte dos touros que participam nestes eventos, a questão é porquê a exceção!? Não será este um ato de crueldade animal?




Num século em cada vez mais se fala da defesa dos direitos animais, não será errado manter este tipo de ‘divertimento’ cruel para com os animais que ali são colocados numa arena? São forçados a correr, são ‘atiçados’ e levados aos seus limites não-naturais num ritual desumano.

É aqui que se inicia a discussão entre o que é desumano e entre o que é tradição. Será que ao acabar com os touros de morte de Barrancos, que vamos estar a evitar a morte ‘por diversão’ destes animais ou vamos estar a acabar com uma tradição? Acredito que Barrancos e as suas celebrações à Nossa Senhora da Conceição ficaram bem e continuarão a existir sem a existência dos touros de morte, melhor ainda, a Nossa Senhora em questão até ficaria muito mais feliz por não ver sangue nas ruas, nos dias marcados para lhe prestar culto.

Muito poderá ser dito ou discutido em relação a este ritual anual de morte (num festival religioso com origens pagãs) , mas a realidade é que até que seja levantada esta estranha exceção concedida à vila de Barrancos, os touros de morte continuarão a existir. Cabe apenas a cada um de nós decidir em participar ou não.



Rua Direita

Título: Barrancos - Os touros de morte

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

628 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoel

    28-08-2012 às 12:11:06

    Não entendo qual é o problema em matar os touros!
    Não matamos galinhas para comer? Então qual o problema de matar um touros de vez em quando? O pior de tudo é o perder de uma tradição tão bonita como a que se tem em Barrancos.

    ¬ Responder

Comentários - Barrancos - Os touros de morte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios