Somente Sabem Falar
Antes mesmo de nos expressarmos ou de querermos falar algo para alguém é muito importante estudá-lo a fundo. Cada pessoa entende de maneira diferente, entende de acordo com seu próprio universo e visão de mundo. Elas podem deturpar e dar outro significado totalmente diferente do que você quis dizer.
Acredito que as pessoas podem compreender o outro quando estão dispostas a observá-las e a terem o devido cuidado com as palavras. Há palavras que machucam, que causam desconforto na relação, assim como elas podem animar e encorajar.
Nossa expressão na fala é tão rápida que a bíblia compara como um fogo. O seu estrago é rápido, tão rápido que incendeia em questão de segundos. Aquele que domina o que fala, é uma pessoa que domina todo o seu corpo.
Precisamos olhar o outro de maneira mais profunda antes de falar. Há mundos adormecidos em cada ser humano. Temos que desvendar o vazio que há em alguém e assim, saberemos como falar com essa pessoa, pois já sondamos boa parte do seu coração e da sua mente.
Para entender o outro, precisamos entender a nós mesmos. Para falar, temos que primeiro saber falar e utilizar da linguagem como algo benéfico e construtivo. Que nossa fala edifique o outro!
Espero que essa pequena reflexão nos leve a ter consciência de tudo o que falamos ao nosso redor. Que possamos compreender como o outro está na hora em que nos propusemos a falar algo. Que Deus nos ensine a falar com amor e sabedoria.
“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”
- Tiago 1:19
“Somente sabem falar os que sabem fazer silêncio e ouvir. E, sobretudo, os que se dedicam a difícil arte de adivinhar: adivinhar os mundos adormecidos que habitam nos vazios os outros”
- Rubem Alves