Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Proteja o ambiente

Proteja o ambiente

Visitas: 2
Comentários: 2
Proteja o ambiente

Por vezes, a poluição atmosférica é tão densa que mal se consegue vislumbrar o azul do céu. Em dias mais ventosos, e segundo as leis de Murphy, há invariavelmente partículas que encontram olhos onde se depositar. Ainda que não tenhamos chegado aos assustadores índices de concentração de Tóquio, onde brevemente será difícil inspirar sem o auxílio de máscaras e botijas de oxigénio, a progredir a este ritmo pouco faltará. As previsões de degelos e alterações climáticas têm pecado por defeito, em termos de consequências nocivas e de tempo de ocorrência.

Se há quem diga que as constelações servem para esclarecer a noite, é melhor multiplicá-las, porque as trevas da ignorância, do egoísmo e da estupidez natural de alguns ameaçam a sobrevivência do Planeta inteiro! Podia tentar medir-se, com a ajuda de um anemómetro, a intensidade do ar que sopra em cachimónias destas… Cabeças de vento é o mínimo que se lhes pode chamar!

De uma maneira geral, as pessoas parecem querer desconhecer ou adiar a sua quota-parte de responsabilidade no aparecimento dos problemas e na sua solução ou minoração dos resultados. Por muito que se fale na poupança de água, de electricidade, de gás e de outros recursos esgotáveis, como o querosene, jazidas de cobre e de ferro e depósitos de cobalto, os “sentimentos metálicos” sobrepõem-se ao interesse pela defesa da vida… inclusive da humana! Embora haja defensores de que «o petróleo apareceu há muito séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro de água», provavelmente no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigens e as minhocas claustrofobia, o certo é que os peixes, actualmente, correm o risco mas é de se “afogar” em tanta imundície que lhes invade as águas que, afinal, eles sempre cruzaram a nado. Qualquer dia, só com filtros, quiçá patrocinados pelo Michael Jackson, é que estes animais conseguirão respirar…

Os incêndios são outra das calamidades do nosso tempo, mormente quando chega o Verão. A quantidade de floresta dizimada e o fumo expelido para a atmosfera reduzem os tão necessários espaços verdes e potenciam o efeito de estufa. Nas áreas afectadas tem, frequentemente, lugar a construção de complexos turísticos, habitacionais ou industriais. Evidentemente, tratar-se-á, sem margem para suposições maldosas, de uma coincidência e não de uma causa. Ou, melhor, de uma multiplicação de coincidências, porque estes casos não são isolados nem únicos. Afinal, a vingança nem sempre se serve fria…

Limpar os matos, optar por energias renováveis, diminuir o consumo e reciclar são medidas amigas do Ambiente. Numa perspectiva mais doméstica, arranjar um “sogrão” daria jeito. Poder doar a sogra ao sistema de reciclagem é o sonho de uma multidão de noras e genros. Como tal não é, todavia, possível, pelo menos aconselha-se a evitar lançá-la onde figure a recomendação: «Não deitar lixo» …



Maria Bijóias

Título: Proteja o ambiente

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

624 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 20:22:16

    Sou brasileira, e em São Paulo (uma das cidades mais populosas daqui) ouvi pessoas disserem que devido a grande poluição emitida por indústrias e automóveis, com o passar do dia é possível notar-se uma irritação no nariz. Isso é causado pelo ar poluído com diversos componentes nocivos a saúde e ao meio ambiente. Essas dicas obtidas nesse texto deveriam ser de conhecimento de todas as pessoas, para que o mundo possa ter um rumo melhor.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoana

    15-05-2009 às 10:17:23

    Só agora compreendo porque é que o mr. Michael Jackson usa máscaras na cara há seculos.

    Ele é o embaixador das Energias Renováveis.

    AH! AH!

    ¬ Responder

Comentários - Proteja o ambiente

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios