Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Preserve o ambiente poupando energia

Preserve o ambiente poupando energia

Preserve o ambiente poupando energia

A energia vinda das hidrelétricas é esgotável e reduz-se ao decorrer dos dias. Alguns países já sofreram com racionamentos e apagões, o que levou a buscar energias alternativas. Enquanto elas não proliferam, é preciso utilizar o recurso racionalmente. Pensando nessa necessidade, elencamos algumas medidas para diminuir o consumo.

A geladeira é um dos grandes vilões do consumo, por ficar ligada ininterruptamente. Instalar o equipamento distante do fogão e em lugar com boa ventilação; portas bem vedada; prateleiras descobertas, facilitando a circulação do ar e o resfriamento, são medidas simples para economizar. Ao ausentar-se por muito tempo, esvazie a geladeira e o freezer e desconecte-os da tomada.

Máquinas de lavar e secar, e o ferro elétrico requerem muita energia. Acumule grande quantidade de roupa para lavar e passar, e utilizar os aparelhos o menor número de vezes possível. Evite passar roupas com muitos equipamentos ligados, evitando sobrecarga, e deixe as roupas que necessitam de menos calor, para passar com o ferro desligado.

Aproveite a iluminação natural, deixando janelas abertas o quanto possível, e acenda as luzes mais tarde, mantendo-as acesas apenas nos ambientes ocupados. Ao deixar o cômodo vazio. Apague-as. Evite também acendê-las e apagá-las constantemente, ou usar extensões e benjamins. Lâmpadas fluorescentes duram mais e têm menor consumo. Fortaleça a iluminação: cores claras refletem mais luz e expandem a claridade no ambiente. Cores escuras, ao contrário, retêm a luz e exigem mais pontos luminosos.

Computadores também consomem bastante energia, especialmente o monitor. Em vez de usar os descansos de tela, configure-o para desligar quando não estiver em uso por longo tempo. O modo de espera, tanto nos monitores como em televisores provocam consumo exagerado de energia. Impressoras e digitalizadores só devem ser ligados quando forem utilizados.

Ao ligar o ar-condicionado certifique-se de que janelas e portas estejam fechadas, evitando a fuga do ar. Instale o aparelho ao abrigo do sol, limpe os filtros frequentemente. O termostato deve estar sempre quatro ou cinco graus abaixo da temperatura externa, garantindo uma temperatura ideal.

Reduza duração e temperatura dos banhos, e limpe regularmente o chuveiro para melhor vazão da água. Assim, para esquentar, não será necessário abrir o chuveiro todo. Não permita remendos na fiação, pois põe em risco sua segurança e aumentam o consumo de energia.

Existem várias maneiras de economizar energia. Estas são apenas algumas delas, pense em outras. Respeite seu bolso. Salve o planeta.



Helena

Título: Preserve o ambiente poupando energia

Autor: Helena Helena (todos os textos)

Visitas: 0

709 

Comentários - Preserve o ambiente poupando energia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios