Preserve o ambiente poupando energia
A geladeira é um dos grandes vilões do consumo, por ficar ligada ininterruptamente. Instalar o equipamento distante do fogão e em lugar com boa ventilação; portas bem vedada; prateleiras descobertas, facilitando a circulação do ar e o resfriamento, são medidas simples para economizar. Ao ausentar-se por muito tempo, esvazie a geladeira e o freezer e desconecte-os da tomada.
Máquinas de lavar e secar, e o ferro elétrico requerem muita energia. Acumule grande quantidade de roupa para lavar e passar, e utilizar os aparelhos o menor número de vezes possível. Evite passar roupas com muitos equipamentos ligados, evitando sobrecarga, e deixe as roupas que necessitam de menos calor, para passar com o ferro desligado.
Aproveite a iluminação natural, deixando janelas abertas o quanto possível, e acenda as luzes mais tarde, mantendo-as acesas apenas nos ambientes ocupados. Ao deixar o cômodo vazio. Apague-as. Evite também acendê-las e apagá-las constantemente, ou usar extensões e benjamins. Lâmpadas fluorescentes duram mais e têm menor consumo. Fortaleça a iluminação: cores claras refletem mais luz e expandem a claridade no ambiente. Cores escuras, ao contrário, retêm a luz e exigem mais pontos luminosos.
Computadores também consomem bastante energia, especialmente o monitor. Em vez de usar os descansos de tela, configure-o para desligar quando não estiver em uso por longo tempo. O modo de espera, tanto nos monitores como em televisores provocam consumo exagerado de energia. Impressoras e digitalizadores só devem ser ligados quando forem utilizados.
Ao ligar o ar-condicionado certifique-se de que janelas e portas estejam fechadas, evitando a fuga do ar. Instale o aparelho ao abrigo do sol, limpe os filtros frequentemente. O termostato deve estar sempre quatro ou cinco graus abaixo da temperatura externa, garantindo uma temperatura ideal.
Existem várias maneiras de economizar energia. Estas são apenas algumas delas, pense em outras. Respeite seu bolso. Salve o planeta.