Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Poupe os recursos naturais

Poupe os recursos naturais

Visitas: 2
Poupe os recursos naturais

A reciclagem é uma maneira de transformar algo que já foi utilizado noutro material útil, valorizando-o, diminuindo assim a quantidade de resíduos, poupando deste modo recursos naturais e energéticos.

Trata-se, numa analogia imperfeita, de uma espécie de Carnaval dos detritos, mas em prestável, proveitoso. É como um “baile de máscaras” dos materiais recicláveis, em cada um assume uma identidade diferente, sem deixar de ser, na essência, aquilo que é.

A reciclagem, mais do que uma moda instituída por um grupo “amigo do verde” (sendo que aqui a cor não designa qualquer preferência futebolística, mas apenas o tom da Natureza terrestre) ou do azul (lembrando o mar), assume extrema relevância no contexto de uma sociedade cada vez mais consumista, que vai deixando para trás lixo (que já não pode ser reaproveitado) e resíduos (que podem tomar nova vida) sem se importar com as consequências.

Acabam por ser restos a mais para tempo a menos, porque o meio ambiente não tem capacidade para degradar tamanha quantidade de sobras. Nós até parecemos autómatos de produzir porcaria…!

A reciclagem deve constar da educação cívica de qualquer pessoa e, quanto mais cedo se incutir nas crianças a consciência ambiental mais elas poderão aprender, desenvolver, difundir, praticar.

Afinal, «de pequenino é que se torce o pepino». Hoje em dia, e com a vasta divulgação de causas, processos e efeitos decorrentes de não reciclar, só não o faz quem é parolo! Ou muito distraído.

Preservar o Ambiente é melhorar o bocadinho de mundo que nos cabe! Bem, haverá muita gente, nomeadamente senhoras, que tem os olhos postos noutros materiais que gostariam de ver reciclados, para não dizer mesmo incinerados, como é o caso das rugas, celulite e afins. Mas nesse campo a Natureza mostra-se implacável…


Rua Direita

Título: Poupe os recursos naturais

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

603 

Imagem por: Dave Dugdale

Comentários - Poupe os recursos naturais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Dave Dugdale

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios