Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Óleo de cozinha e o meio ambiente

Óleo de cozinha e o meio ambiente

Óleo de cozinha e o meio ambiente

O óleo de cozinha, aquele que geralmente sobra depois de frituras, se não for descartado corretamente poda causar grandes danos ao meio ambiente. Muitas pessoas, restaurantes e estabelecimentos comerciais, por não terem informação sobre como descartar corretamente o óleo ou por qualquer outro motivo, acabam jogando o óleo de cozinha utilizado no esgoto, em algum terreno baldio e em outros locais.
Quando esse óleo é jogado em locais indevidos, pode causar a impermeabilização do solo, deixando esses lugares propícios a enchentes. E também, a decomposição do óleo de cozinha libera o gás metano, um dos causadores do efeito estufa.
Quando jogado no ralo da pia ou na rede de esgoto, o óleo pode causar o entupimento dos canos, gerando gastos. Além disso, ele também pode chegar até os rios e causar sua contaminação. Estima-se que 1 litro de óleo é capaz de contaminar 20 mil litros de água.
Para evitar esses danos ao meio ambiente e ser um cidadão consciente, veja algumas formas de dar um fim correto para o óleo de cozinha.

Soluções para o óleo de cozinha
Em São Paulo, pesquisadores da USP desenvolveram um método para transformar o óleo de cozinha em Biodiesel, transformando-o em uma fonte de energia renovável.
Outra opção para se dar um destino correto ao óleo de cozinha é fazer sabão. Qualquer pessoa interessada em fazer esse tipo de reaproveitamento pode fazer o sabão, pois, o método é bem simples. Veja abaixo, como fazer.

Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda cáustica em escama;
350 ml de água.

Modo de preparo
Junte a soda cáustica com a água em uma vasilha bem forte e misture até dissolver toda a soda cáustica. Guarde essa mistura. Coe o óleo e coloque-o em um recipiente que possa ser levado ao fogo.
Depois, deixe o óleo no fogo até atingir aproximadamente 60°C. Desligue o fogo e acrescente a mistura de soda cáustica, mexendo até engrossar, de 20 a 30 minutos. Após isso, basta adicionar a mistura final em formas para o sabão e esperar secar.
Precauções e lembretes: Quando for fazer a mistura da soda cáustica com a água, utilize luvas e óculos de proteção. Depois que o sabão estiver pronto, deixe-o parado por alguns dias antes de utiliza-lo.

Rua Direita

Título: Óleo de cozinha e o meio ambiente

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

648 

Comentários - Óleo de cozinha e o meio ambiente

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios