Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > O que é a reciclagem?

O que é a reciclagem?

Visitas: 2
Comentários: 4
O que é a reciclagem?

O lixo é um dos maiores problemas a nível mundial, dia após dia o lixo produzido pela população aumenta cada vez mais. Todos os dias é recolhido toneladas de lixo de industrias, residências, escritórios, fábricas, hospitais...A quantidade de lixo gerado por uma pessoa diariamente atinge à volta de 5Kg, multiplicando este valor por toda a população existente no planeta, este número atinge valores elevadíssimos.

Desta forma surge a questão: Onde colocar todo este lixo?

A reciclagem surge como uma das soluções para este problema, através desta é possível diminuir o consumo de matérias-primas, a quantidade de lixo e a poluição.

O termo “reciclagem” surgiu no ano de 1970, altura em que ocorreu a crise do petróleo e a sociedade começou a dar maior importância ás preocupações ambientais. Foi nesta década que apareceu o primeiro movimento de defesa do meio ambiente.

Podemos definir a reciclagem como um conjunto de técnicas que tem como objectivo aproveitar os detritos e voltar a utilizá-los no ciclo produtivo de que saíram, com o objectivo de reduzir a quantidade de lixo produzido. Resulta de um conjunto de actividades, das quais os materiais que têm como destino o lixo, são aproveitados, separados e processados de forma a serem utilizados como matéria prima para a fabricação de novos produtos. O produto reciclado, na maiorias das vezes é diferente do produto inicial da reciclagem.

Muitos dos materiais reciclados demoram bastante tempo a decomporem-se e a reintegrarem-se no meio ambiente, por exemplo uma garrafa de plástico pode demorar 1 milhão de anos a decompor-se.
Vários materiais podem ser aproveitados para a reciclagem, tal como o papel, o vidro, o plástico e o metal.

Este processo trás inúmeros benefícios para a preservação do nosso planeta, possibilita poupar a natureza da extracção dos recursos naturais, tal como a energia, a agua e a matéria prima, a diminuição da poluição e da quantidade de lixo que é colocada nos aterros sanitários, uma vez que 30% em peso do lixo corresponde a material que pode ser reciclado.

A reciclagem não só trás vantagem para o ambiente como também beneficia a economia e a sociedades.
Diminui a poluição nas cidades e torna mais fácil a limpeza destas, ao aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários, origina novos postos de trabalho, entre outros.

E você? Já recicla o seu lixo?


Rua Direita

Título: O que é a reciclagem?

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

797 

Imagem por: Aine D

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobrenda stefane

    04-07-2013 às 07:10:04

    as escolas deveriam aprofundar mais esse tema reciclagem.
    para tornar uma cidade melhor.
    inclusive a minha

    ¬ Responder
  • Gabriel

    26-02-2013 às 09:09:13

    Quero saber o que é a reciclagem

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 20:30:52

    A falta de conhecimento sobre o assunto da reciclagem reflete no acúmulo de matérias no meio ambiente. Obrigada pelas informações!

    ¬ Responder
  • rosimeire

    15-08-2012 às 20:09:27

    olá pessoal vamos reciclar e deus vai te abençoar e te dar asua grande vitória.

    ¬ Responder

Comentários - O que é a reciclagem?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Aine D

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios