Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > O planeta pede ajuda

O planeta pede ajuda

O planeta pede ajuda

O que estamos fazendo para melhorar a vida do nosso planeta? Aqui vamos convidar você a pensar sobre o aquecimento global. E saiba como ele está afetando nossas vidas e como podemos contribuir para diminuir seus efeitos. Enquanto você toma café, ler o seu jornal vai à praia ou aproveita o seu dia de alguma forma mais de 16 milhões de toneladas de gás carbônico “Co2” estão sendo emitidas e se acumulando na atmosfera. Você pode se perguntar: e o que eu tenho haver com isso? Provavelmente muito. Basta lembrar quantas vezes você utiliza seu carro durante a semana para se deslocar. Se estiver sozinho na maioria das vezes, sua contribuição é ainda maior para um pouco para pensar.

Nos primeiros meses deste ano estados do nordeste no Brasil sofreram com fortes enchentes, enquanto o sul do país passava por uma seca terrível. E muitos se perguntaram será que o clima enlouqueceu? Grande parte de situações como estas podem ser conseqüências do aquecimento global. Os meteorologistas explicam que esta é a tendência. Estamos-nos injetando muitos gases na atmosfera, principalmente o gás carbônico, e eles mantém a superfície mais aquecida. Isso é conhecido como efeito estufa. O que acontece é que a terra naturalmente já realiza esse processo que é muito importante e mantém a temperatura em 33 graus sem o efeito estufa natural, a superfície terrestre estaria congelada. O que estamos fazendo é aumentando esse efeito estufa natural ao injetar uma quantidade muito grande de gases. Dessa forma, a atmosfera acaba não conseguindo remove-los rapidamente e os gases vão se acumulando, causando um aquecimento na terra. E isso ocasiona uma serie de mudanças climáticas.

Ainda não é possível afirma que eventos como as fortes chuvas deste ano no nordeste, seja conseqüência direta do aquecimento global. No entanto a previsão é de que os extremos climáticos fiquem cada vez mais freqüentes. Com o planeta mais quente nos vamos ver cada vez mais os extremos climáticos sendo quebrado, isso não significa dizer que qualquer extremo climático de hoje ou amanha não aconteceria com a grande intensidade se o planeta não tivesse aquecido. Mais a previsão é que este tipo de evento fique cada vez mais freqüente. E que mais gente sofra com o aquecimento global. O último relatório do fórum humanitário global divulgou semana passada, mostrou que a mudança climática causa a morte de 300 mil pessoas por ano e representa um custo econômico de US$125 bilhões de dólares. Conforme o estudo, as projeções realizadas para o ano de 2030 indicam que, se continuar assim a mudança climática seria responsável de 500 mil mortes anuais, afetaria 600 milhões de pessoas.

Waldiney Melo

Título: O planeta pede ajuda

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

797 

Comentários - O planeta pede ajuda

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios