Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Energia solar

Energia solar

Comentários: 2
Energia solar

A energia solar é, pode dizer-se, o vigor que vem do céu, uma alta energia. Efectivamente, o calor e a luz que o Astro-rei emana têm diversas utilidades para diferentes espécies de seres vivos. As plantas servem-se da luminosidade para realizar a fotossíntese e, deste modo, obterem nutrimento.

Os animais, por sua vez, alimentam-se delas, sendo que a decomposição de ambos dá origem ao carvão, ao petróleo e ao gás natural. Sendo assim, os combustíveis fósseis que existem na actualidade começaram por ser luz solar há milhões de anos, durante os quais ocorreu a decomposição.

Já para os humanos, o Sol encerra outros motivos de interesse. Alguns valorizam a possibilidade de poder secar a roupa sob os seus raios. Outros aproveitam a energia solar para “gratinar” a sua própria pele, ficando tão “tostados” que, nalguns casos, quase dá para sentir o cheiro a carne assada…

Por outro lado, está cientificamente provado que a exposição ao sol assume um importante papel no tratamento da depressão, uma vez que ajuda a fixar a vitamina D. Não admira que certas pessoas, simpatizantes do ar livre nos dias de firmamento desanuviado, sejam detentoras de um iluminado bom humor…

Naturalmente que esta exposição deve ser antecedida dos cuidados de protecção que todos conhecemos. É que as consequências podem ser calamitosas a vários níveis. A cabeça é, invariavelmente, a parte mais sensível.

Podiam realizar-se estudos no sentido de aferir acerca da existência, ou não, de relação entre o número de horas de insolação e a percentagem de paranóias; de facto, há para aí imensos indivíduos com sintomas de ter apanhado sol a mais na “moleirinha”…!

Dadas as actuais circunstâncias, é de toda a conveniência aproveitar adequadamente a energia solar, enquanto uma das formas de energia mais neutras para o Ambiente. Isto sim, é uma ideia luminosa! 


Rua Direita

Título: Energia solar

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

671 

Imagem por: Jeremy Levine Design

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 20:34:58

    A energia solar é uma das mais interessantes de serem aproveitadas, pois sua abundância em determinadas regiões do mundo é incrível. A intensidade da luz do sol é muito maior em regiões mais próximas da linha do equador, porém outros continentes que não estejam tão próximos a essa faixa também podem tirar proveito dessa fonte de energia renovável.

    ¬ Responder
  • franciscafrancisca

    14-09-2010 às 03:13:42

    eu gostei do texto, realmente esplicou o que eu queria saber mas, eu queria saber mais sobre essa imagem.

    queria saber pra que serve e qual a sua utilidade em relação a energia solar... É que eu vou fazer um trabalho na escola que o assunto é energias renováveis, e por isso eu gostaria de saber mais.

    FICAREI MUITO GRATA SE FALAREM MAIS SOBRE O ASSUNTO!

    ¬ Responder

Comentários - Energia solar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios