Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Energia solar

Energia solar

Comentários: 2
Energia solar

A energia solar é, pode dizer-se, o vigor que vem do céu, uma alta energia. Efectivamente, o calor e a luz que o Astro-rei emana têm diversas utilidades para diferentes espécies de seres vivos. As plantas servem-se da luminosidade para realizar a fotossíntese e, deste modo, obterem nutrimento.

Os animais, por sua vez, alimentam-se delas, sendo que a decomposição de ambos dá origem ao carvão, ao petróleo e ao gás natural. Sendo assim, os combustíveis fósseis que existem na actualidade começaram por ser luz solar há milhões de anos, durante os quais ocorreu a decomposição.

Já para os humanos, o Sol encerra outros motivos de interesse. Alguns valorizam a possibilidade de poder secar a roupa sob os seus raios. Outros aproveitam a energia solar para “gratinar” a sua própria pele, ficando tão “tostados” que, nalguns casos, quase dá para sentir o cheiro a carne assada…

Por outro lado, está cientificamente provado que a exposição ao sol assume um importante papel no tratamento da depressão, uma vez que ajuda a fixar a vitamina D. Não admira que certas pessoas, simpatizantes do ar livre nos dias de firmamento desanuviado, sejam detentoras de um iluminado bom humor…

Naturalmente que esta exposição deve ser antecedida dos cuidados de protecção que todos conhecemos. É que as consequências podem ser calamitosas a vários níveis. A cabeça é, invariavelmente, a parte mais sensível.

Podiam realizar-se estudos no sentido de aferir acerca da existência, ou não, de relação entre o número de horas de insolação e a percentagem de paranóias; de facto, há para aí imensos indivíduos com sintomas de ter apanhado sol a mais na “moleirinha”…!

Dadas as actuais circunstâncias, é de toda a conveniência aproveitar adequadamente a energia solar, enquanto uma das formas de energia mais neutras para o Ambiente. Isto sim, é uma ideia luminosa! 


Rua Direita

Título: Energia solar

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

671 

Imagem por: Jeremy Levine Design

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 20:34:58

    A energia solar é uma das mais interessantes de serem aproveitadas, pois sua abundância em determinadas regiões do mundo é incrível. A intensidade da luz do sol é muito maior em regiões mais próximas da linha do equador, porém outros continentes que não estejam tão próximos a essa faixa também podem tirar proveito dessa fonte de energia renovável.

    ¬ Responder
  • franciscafrancisca

    14-09-2010 às 03:13:42

    eu gostei do texto, realmente esplicou o que eu queria saber mas, eu queria saber mais sobre essa imagem.

    queria saber pra que serve e qual a sua utilidade em relação a energia solar... É que eu vou fazer um trabalho na escola que o assunto é energias renováveis, e por isso eu gostaria de saber mais.

    FICAREI MUITO GRATA SE FALAREM MAIS SOBRE O ASSUNTO!

    ¬ Responder

Comentários - Energia solar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios