Como poupar energia
Se estamos preocupados e nos debruçamos sobre as discussões ambientais dos grandes países e potencias, não reparamos muitas vezes no que fazemos contra o ambiente.
É urgente e importante as medidas que devemos tomar para poupar energia, protegendo assim o ambiente.
Quando comprar uma casa, tenha em atenção onde nasce e onde se põe o sol. Se a casa estiver exposta a maior parte do dia à exposição solar direta, pode ser um fator positivo para a luminosidade, mas também poderá transformar-se num problema na hora de arrefecer a sua casa. No entanto se a casa não apanha sol nenhum e está à sombra, o aquecimento excessivo no inverno também é uma necessidade. O ideal será comprar uma casa cuja exposição solar seja nascente poente. Assim, vai apanhar com claridade na maior parte do dia, mas sem o excesso que sobreaquece uma casa.
Estores térmicos e vidros duplos também são uma excelente opção. Criam um ambiente estável e o ar pode circular sem grandes entradas de calor ou de frio.
Os pavimentos em tijoleira são sempre mais frios. No verão até poderá saber bem andar descalço, mas no inverno a necessidade de acender o aquecedor é inevitável. Chão de madeira é o ideal.
Neste tipo de pavimentos, opte pelo truque de colocar um tapete peludo no inverno e retire-o no verão. Isto vai ajudar a evitar que tenha de acender o ar condicionado.
Lâmpadas economizadoras são do conhecimento comum, pelo que não utilizá-las é um erro grave.
Quanto às cortinas e cortinados, tenha dois conjuntos, um para cada estação. Uns mais escuros para o inverno e outros mais claros para o verão. Vai ver o resultado.
Na hora de cozinhar, as panelas de pressão estão na moda outra vez. Cozem bem mais depressa do que as normais, pelo que o custo de energia (gás ou luz) é bastante visível ao fim de um mês.
Muitos são os truques e dicas que pode utilizar e até mesmo inventar. Fale no assunto com os seus amigos e espreite os truques que eles utilizam. Além de poupar dinheiro, poupa o ambiente. Seja consciente!