Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Células Solares

Células Solares

Visitas: 4
Comentários: 3
Células Solares

As pilhas ou células solares são dispositivos elétricos /eletrônicos que convertem energia luminosa em energia elétrica. Existem também uma variação delas chamada Células Fotoeletroquímicas, que usam a energia luminosa para promover alguma reação química.

Saber como uma célula solar funciona evita erros durante sua fabricação, caso você queira fazer uma pilha solar caseira. Embora a base teórica não seja o ponto principal, é essencial para o aprendizado eficiente.

Uma Célula Solar Sensibilizada por Corante é composta por eletrodos (catodo e anodo), que são polos necessários para a movimentação dos elétrons e obtenção de energia. Os eletrodos da Célula Solar Sensibilizada por Corante são feitos de um material semicondutor chamado Transparent Conductive Oxide (TCO). O TCO é composto por uma fina camada de Flúor/ Óxido de Estanho Dopado, e também é chamado de FTO (Flourine-Doped Tin Oxide). A transparência do material permite que a luz do sol penetre na célula, e que seu lado condutivo faça o devido trabalho.

O polo negativo da célula é o anodo. É composta por uma rede de nanopartículas de Dióxido de Titânio sintetizado. Esta rede oferece uma profundidade maior de trabalho, melhor do que uma área de superfície, e obviamente mais eficiente.

O Dióxido de Titânio é um semicondutor transparente que não é sensível à luz. As partículas de titânia devem ser sensibilizadas com uma camada de moléculas de corante para que assim possam absorver a luz do espetro visível. Corantes naturais podem ser usados, mas não possuem a mesma eficiência de corantes artificiais.

O efeito fotovoltaico consiste em separar os elétrons de seus “buracos”. Naturalmente, os elétrons insistem em voltar para seus buracos, e é a partir do percurso das partículas supracitadas que nasce a energia solar. Na célula solar, a separação ocorre no anodo, onde a luz incide sobre o Dióxido de Titânio sensibilizado. As partículas, então excitadas, irão desprender alguns elétrons e deixar os buracos. O elétron percorre então um circuito externo, produzindo uma corrente.

Após a conclusão do percurso. O elétron está de volta para a molécula de Dióxido de Titânio. Então o ciclo pode ser novamente repetido, gerando um fluxo contínuo.


Wallace Randal

Título: Células Solares

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 4

671 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 19:35:01

    Parabéns novamente Wallace! Realmente muito interessante o assunto e promete ser o grande futuro da energia limpa, deixando de lado o terrível petróleo que consome os recursos naturais do planeta. Pessoas ligadas a esse tipo de informação e buscando soluções semelhantes a essas deveriam existir em enorme quantidade, pois assim o mundo seria melhor e as pessoas poderiam ter uma vida mais feliz, concentrando em seus sonhos e não nas coisas desnecessárias. Bela contribuição Wallace!

    ¬ Responder
  • Benedito Ananias Moura

    10-09-2012 às 00:38:28

    Interessante essa forma de energia renovável, escreva mais sobre isso.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    06-09-2012 às 14:28:10

    Parabéns! Está se tornando um grande autor!

    ¬ Responder

Comentários - Células Solares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios