As enegias renováveis no mercado mundial
A energia solar tem a ver com a utilização indirecta dos raios solares na produção de energia e isto implica a utilização de um colector solar. Assim, o calor captado no sistema pode ser transferido pela circulação de ar ou de um fluído líquido e aquecem o ambiente interior e da água, quer para consumo doméstico, quer para consumo comercial. A maior vantagem é o facto da energia solar ser gratuita, só que os colectores solares ainda apresentam um preço muito elevado. Também já se está a estudar este tipo de energia para produzir electricidade, só que a continuidade desta energia é incerta, porque além de ser ineficiente, as células são caras e deterioram-se facilmente.
A energia eólica é tida como a forma de energia mais barata e menos poluente, sendo já utilizada há centenas de anos, onde era usada para extrair água dos poços e para produzir electricidade. O futuro deste tipo de energia é bastante promissor, porém apresenta algumas dificuldades, já que tem diversos problemas técnicos para resolver na construção das turbinas.
A energia hidroeléctrica é também uma energia renovável, no entanto as barragens construídas para a sua produção têm um tempo de duração limitado. A determinação de locais com capacidade para tal, é um aspecto que limita o desenvolvimento em larga escala da produção deste tipo de energia.
Por fim, temos a energia das marés, que se caracteriza pela construção de um açude na entrada de uma baía, numa costa onde a variação das marés seja significativa. O fluxo de água pode ser usado para mover turbinas e geradores eléctricos.