Aquecimento Central – Um luxo ou uma necessidade?
Hoje porém, os nossos olhos veem de uma outra forma, a beleza de uma casa foi evoluindo para que de facto nos agrade aquilo que nos será agradável, aquilo que acarrete bem-estar no futuro.
O aquecimento central é uma exigência em muito países do norte da Europa, uma vez que esses climas gelados obrigam a condições especiais, em Portugal no entanto, só numa época relativamente recente começámos a ver as casas equipadas com este tipo de aquecimentos. Ainda me lembro da família reunida à volta de uma braseira (com os perigos que implica) ou de um aquecedor elétrico ou ainda a gás. Lembro-me de aquecer os pés e ter frio nas costas… O tal de aquecimento central, veio proporcionar um conforto que hoje assumimos como uma necessidade.
Muitos são no entanto, as formas que temos para conseguir este conforto, podemos escolher caldeiras de aquecimento a gás ou a gasóleo, ou ainda a lenha, podemos escolher piso ou teto radiante, temos ainda à nossa disposição os painéis solares, tão na moda, a energia foto voltaica, ou ainda simples recuperadores de calor, que dão aquele aspeto que nos lembra a infância devido ao fogo mesmo ali. Com este tipo de aquecimento, podemos mesmo ouvir o crepitar bem perto, e ao mesmo tempo podemos distribuir o calor por algumas divisões da casa desde que tenhamos por exemplo um sótão não aproveitado por onde possamos fazer passar as tubagens… num apartamento, há formas de fazer isto… e não precisamos gastar uma fortuna…
Verdadeiramente o conforto não é um luxo, é uma necessidade, no entanto cada vez mais, precisamos falar com quem conhece os assuntos. O nosso país dispõe de técnicos abalizados para dar um veredito correto sobre aquilo que cada casa necessita, existem aparelhos de diversos preços no mercado, e muitas vezes, o que faz a diferença não é o preço, é o trabalho que é realizado, que não o deve ser por curiosos, devemos procurar quem efetivamente dá provas de um bom trabalho, além disso a forma como utilizamos os produtos que adquirimos e a manutenção lhe lhes damos faz toda a diferença.