Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > A Energia Hídrica

A Energia Hídrica

Visitas: 44
A Energia Hídrica

Quando a chuva cai em colinas e montanhas, formam-se rios que correm para o mar. A deslocação ou a queda da água produz actividade cinética, que pode ser utilizada como fonte de energia hídrica.

Embora nos últimos anos se venha constatando a diminuição da pluviosidade e alterações climatéricas em diversos pontos do globo, há para aí tanta gente a “meter água” que não será para as próximas décadas a preocupação com as correspondentes reservas…

Portanto, continuaremos a poder gozar de energia produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso o movimento da água. Sim, porque «águas paradas não movem moinhos». Para além do mais, não polui o meio ambiente e tem um baixíssimo custo de produção.

Impõe-se, então, indagar por que razão se paga o abastecimento doméstico por um valor tão elevado… E de todas as energias renováveis, a hídrica ainda é a que oferece a melhor relação preço/energia.

A construção de centrais hidroeléctricas apresenta-se como uma inevitabilidade, exigindo porém a formação de grandes reservatórios de água, o que conduz a enormes transformações nos ecossistemas, podendo ainda, consoante a localização, levar à submersão de terrenos e à deslocação de populações, com todas as consequências daí decorrentes.

As mini-hídricas, cuja capacidade dá para alimentar uma localidade ou um complexo agrícola ou industrial, por exemplo, têm um impacto ambiental mínimo, pelo que quanto mais energia elas gerarem menos será produzida nas grandes centrais, reduzindo os efeitos ambientais nefastos.

Algumas empresas deste sector usam, na sua laboração, a energia das ondas e marés. Mas, tal como acontece com as pessoas, nem sempre a maré está de feição…

Curiosamente, as centrais hidroeléctricas podem situar-se no exterior ou em grutas. Teremos voltado ao tempo dos “Flinstones” e das cavernas?! Às vezes, sobretudo no Verão, é o que parece…



Rua Direita

Título: A Energia Hídrica

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 44

782 

Imagem por: Ontario Power Generation

Comentários - A Energia Hídrica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios