A água e a terra
Sabemos que o volume total de água no planeta terra permaneceu razoavelmente constante por milhões de anos. Entretanto sua distribuição pode variar de modo considerável. Todos os dias, um pequeno volume de água é evaporado na terra onde raios ultravioletas intensos podem dividir as moléculas. Mas, no entanto nova água é emitida por parte interna do planeta por meio de atividades vulcânicas. O volume de água criado e o perdido são quase o mesmo. A qualquer momento, esse volume de água pode assumir formas diferentes. Ele poderá ser liquido, como no caso no oceano, rios e nas águas da chuva, no estado sólido, como as geleiras do polo norte e sul; estado gasoso como no vapor de água invisível
As mudanças aquáticas de um estado para o outro, como acontece em todo o planeta são ocasionados por correntes de ar. Essas correntes ocorrem pelo calor do sol. Saiba que ele brilha mais na zona equatorial da terra do que no norte e no sul, ocasionando uma discrepância de calor sobre a superfície terrestre. Nas regiões mais quentes, as correntes quentes se elevam até a atmosfera. Desta forma, puxam o ar mais fresco em um espaço aberto. Nas regiões mais frias, o frio se condensa, puxando o ar quente em um espaço aberto. O movimento de rotação da terra é capaz de romper este ciclo. Assim, a vários ciclos de correntes menores por todo ao redor do globo terrestre. Orientando este ciclo de correntes aéreas, o suprimento de água do planeta se move em seu primeiro ciclo.
Saiba que quando o sol aquece o oceano a água no estado líquida da superfície dos oceanos se evapora. O sol aquece o ar evapora a água e tudo mais. Assim o vapor se eleva, através da atmosfera e é conduzido pelas corrente aéreas. Como esse vapor de água ele aquece de novo, considerando se em pequenas gotículas de água em estado líquido ou cristais de gelo. O agrupamento desta gotícula é chamado nuvem. Caso uma nuvem se mova através de um ambiente mais frio, mais água poderá ser condensada nestas gotículas. Se houver a água suficiente acumulada desta forma, as gotículas se tornaram mais pesadas e serão emitidas no ar através da precipitação (chuva, neve, geada ou granizo). Algumas destas águas se acumulam em grandes reservatórios, mais a maioria deles forma rios e correntes que fluem para os oceanos trazendo de volta a água em seu estado inicial.
Também vai gostar:
Comentários ( 6 ) recentes
- JULIANA
16-08-2013 às 23:01:43o planeta e muito bom! pois temos quer cuidar muito bem dle.
¬ Responder - gabrie
07-12-2012 às 22:20:23eu gosto moito da minha mae
¬ Responder - vfggd
26-10-2012 às 22:53:22ggostei do site.mas poderis ter a seguinte pergunta.
¬ Responder
porque o planeta terra é chamado de planeta azul? - Daiany Nascimento
17-09-2012 às 19:49:27Realmente, conhecer sobre o ciclo da água e a terra são essenciais para termos consciência da melhor forma de cuidar do planeta.
¬ Responder - kari Balle
22-04-2012 às 23:13:13Oi! Precisamos da imagem da Terra, e escolhemos a que vc postou em seu blog. Vamos colocá-la em um post do Clube Natureza Gleam. Tá OK?
¬ Responder
Gratos. Abçs. - ketly sANTANA
28-03-2012 às 14:21:10TEMA:ENERGIA RENOVAVEIS
¬ Responder