Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > A água e a terra

A água e a terra

Visitas: 45
Comentários: 6
A água e a terra

A água é o recuso mais precioso da terra. Ela serve para beber, tomar banho, cozinhar, lavar objetos e etc. Na maioria do tempo ela é completamente benigna. Pode ser usada tanto na escovação dos dentes, como tomar banho e tombar os carros, derrubar a casa e até mesmo matar. Veremos porque a água também destrói. As enchentes já tiraram milhões de vidas nos últimos 100 anos. A água mata mais do que qualquer outro fenómeno climático. Para entender como funciona nas enchentes é preciso saber como a água se comporta em nosso planeta.

Sabemos que o volume total de água no planeta terra permaneceu razoavelmente constante por milhões de anos. Entretanto sua distribuição pode variar de modo considerável. Todos os dias, um pequeno volume de água é evaporado na terra onde raios ultravioletas intensos podem dividir as moléculas. Mas, no entanto nova água é emitida por parte interna do planeta por meio de atividades vulcânicas. O volume de água criado e o perdido são quase o mesmo. A qualquer momento, esse volume de água pode assumir formas diferentes. Ele poderá ser liquido, como no caso no oceano, rios e nas águas da chuva, no estado sólido, como as geleiras do polo norte e sul; estado gasoso como no vapor de água invisível
As mudanças aquáticas de um estado para o outro, como acontece em todo o planeta são ocasionados por correntes de ar. Essas correntes ocorrem pelo calor do sol. Saiba que ele brilha mais na zona equatorial da terra do que no norte e no sul, ocasionando uma discrepância de calor sobre a superfície terrestre. Nas regiões mais quentes, as correntes quentes se elevam até a atmosfera. Desta forma, puxam o ar mais fresco em um espaço aberto. Nas regiões mais frias, o frio se condensa, puxando o ar quente em um espaço aberto. O movimento de rotação da terra é capaz de romper este ciclo. Assim, a vários ciclos de correntes menores por todo ao redor do globo terrestre. Orientando este ciclo de correntes aéreas, o suprimento de água do planeta se move em seu primeiro ciclo.

Saiba que quando o sol aquece o oceano a água no estado líquida da superfície dos oceanos se evapora. O sol aquece o ar evapora a água e tudo mais. Assim o vapor se eleva, através da atmosfera e é conduzido pelas corrente aéreas. Como esse vapor de água ele aquece de novo, considerando se em pequenas gotículas de água em estado líquido ou cristais de gelo. O agrupamento desta gotícula é chamado nuvem. Caso uma nuvem se mova através de um ambiente mais frio, mais água poderá ser condensada nestas gotículas. Se houver a água suficiente acumulada desta forma, as gotículas se tornaram mais pesadas e serão emitidas no ar através da precipitação (chuva, neve, geada ou granizo). Algumas destas águas se acumulam em grandes reservatórios, mais a maioria deles forma rios e correntes que fluem para os oceanos trazendo de volta a água em seu estado inicial.

Waldiney Melo

Título: A água e a terra

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 45

806 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • JULIANA

    16-08-2013 às 23:01:43

    o planeta e muito bom! pois temos quer cuidar muito bem dle.

    ¬ Responder
  • gabrie

    07-12-2012 às 22:20:23

    eu gosto moito da minha mae

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovfggd

    26-10-2012 às 22:53:22

    ggostei do site.mas poderis ter a seguinte pergunta.
    porque o planeta terra é chamado de planeta azul?

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 19:49:27

    Realmente, conhecer sobre o ciclo da água e a terra são essenciais para termos consciência da melhor forma de cuidar do planeta.

    ¬ Responder
  • kari Balle

    22-04-2012 às 23:13:13

    Oi! Precisamos da imagem da Terra, e escolhemos a que vc postou em seu blog. Vamos colocá-la em um post do Clube Natureza Gleam. Tá OK?
    Gratos. Abçs.

    ¬ Responder
  • ketly sANTANAketly sANTANA

    28-03-2012 às 14:21:10

    TEMA:ENERGIA RENOVAVEIS

    ¬ Responder

Comentários - A água e a terra

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios