Uma entrevista de trabalho tem segredos
O primeiro impacto, a empatia que poderão ou não sentir, é nesta fase testada e o resultado será o seu futuro mais próximo. Nesta fase, e enquanto entrevistado também poderá ter a oportunidade de testar aquele que poderá vir a ser a pessoa que representa a autoridade patronal da empresa.
Comecemos pela apresentação física.
Apresente-se de forma limpa (uma higiene impecável é o cartão de visita para qualquer individuo), de cabelo bem arranjado, barba feita, unhas limpas e cortadas. As roupas deverão ser discretas (para as senhoras, decotes e mini saias estão fora de questão) e lembre-se que muitas entidades e empresas ficam feridas na sua suscetibilidade quando um candidato de apresenta de forma berrante, com demasiados apetrechos (fios, brincos, anéis, relógios em excesso).
Chegue à hora marcada. A pontualidade é uma característica muito apreciada para quem faz a entrevista. Em entrevista alguma chegue atrasado e também não é de bom-tom chegar demasiado cedo.
Antes de ir à entrevista, informe-se sobre a empresa. Hoje em dia esta tarefa é facilitada com o uso da internet. Qual o ramo, o que fazem, há quantos anos estão no mercado, são temas que poderá puxar á mesa de entrevista, o que só lhe trará pontos positivos. Demonstra interesse.
Fale com clareza sobre si, quando o entrevistador o questionar, e responda firmemente, sem frases curtas. Os sim, não, pois claro, não cativarão o entrevistador.
Nunca, de forma alguma deve mentir, e saiba exatamente o que está no curriculum vitae que apresentou para se candidatar. Acontece muitas vezes ser o filho ou a esposa quem elabora o curriculum, por isso estude-o antes de ser entrevistado.
Não seja um engraçadinho. Nunca ouviu dizer que mais vale cair em graça que ser engraçado? Este é o momento ideal para pensar nisso. Seja sério, mas nunca antipático.
Não mastigue pastilhas elásticas, nem dê provas de que esteve a fumar antes de entrar para a entrevista. Mantenha um hálito fresco e um sorriso bonito.
Treine em casa. Basicamente as perguntas que lhe farão, tem sempre a mesma intenção.
Comporte-se, encha o peito de ar e coragem. Se seguir estes conselhos o emprego será seu!
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Sofia Nunes
18-09-2012 às 12:25:25Boas dicas, pois todos sabemos que numa sociedade tão competitiva quanto a nossa a impressão que passamos nas entrevistas de emprego são cruciais no momento em que o avaliador faz a escolha final entre os candidatos. Partindo do princípio que todos os que são chamados para uma determinada entrevista têm um currículo adequado ao perfil procurado, é no contacto direto com os vários candidatos que a escolha se fará. É importante apresentarmo-nos no nosso melhor.
¬ Responder - Claudio gomes
12-04-2010 às 16:26:02Somente para complementar existe uma diferença em Emprego e Trabalho. Emprego é com carteira assinada com um chefe e o Trabalho pode até ser o informal dia dia como muitos vendedores trabalhão.
¬ Responder