Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Tipos de despedimento numa empresa

Tipos de despedimento numa empresa

Categoria: Empresariais
Visitas: 2
Comentários: 2
Tipos de despedimento numa empresa

Muitas pessoas do nosso país são despedidas muitas das vezes fora dos termos legais, devido a falta de informação do trabalhador. No entanto existe a ACT (Autoridade das Condições de Trabalho) que informam tudo o que necessita de saber acerca da lei do trabalho.

Fique agora a saber as diversas formas de despedimento, e as razões:

- Fim de Contrato, ou seja, no caso de contratos a termo certo (efetivos) a empresa é obrigada a comunicar as suas intenções do despedimento quinze dias de antecedência de celebrar o despedimento, de preferência por escrito e enviado por correio registado com aviso de receção, para caso seja necessário salvaguardar-se como prova de que enviou a comunicação, no caso de contratos a termo incerto (a prazo), o fim de contrato ou rescisão deve ser comunicado entre sete, trinta ou sessenta dias antes a renovação no novo contrato, uma vez que se renovam a cada seis meses de trabalho.

-Mútuo Acordo, que dizer que o empregador e o trabalhador chegaram ao acordo de rescisão do contrato, sendo celebrado com um documento assinado por ambas as partes, em como aceitaram ambas o acordo e respeitando tal documento. Pode ser acordado antes da celebração, o pagamento de alguma indemnização que o trabalhador tenha a usufruir, ou não.
No entanto, o trabalhador tem no máximo sete dias consecutivos a contar da data da celebração do mútuo acordo, de forma a revogar tal documento, de preferência por escrito. Caso tenha recebido alguma indemnização, deve devolver o montante pago pela entidade empregadora.

- Justa Causa, como indica o nome, é sinal que o trabalhador não exerceu suas funções como deveria, desleixo no trabalho, ofensas a companheiros de trabalho ou a entidade patronal, entre muitas mais razões. A mais comum é a acumulação de cinco faltas injustificadas consecutivas sem qualquer informação do trabalho nem baixa, ou dez intercaladas pela mesma razão.

- Extinção do posto de trabalho, ou seja, este tipo de despedimento surge quando a empresa está a reorganizar-se a nível económico e estrutural e se torne impossível manter aquele posto de trabalho, como por exemplo, escritórios existente fora do distrito da sede da empresa a fecharem por falta condições monetárias.

- Despedimento Coletivo, como indica o título do tipo de despedimento, são todos os trabalhadores existentes na empresa despedidos ou numa determinada secção, por encerramento da própria empresa, ou secções existentes da empresa.


Sandra Mendes

Título: Tipos de despedimento numa empresa

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 2

773 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Maria

    05-07-2014 às 10:21:59

    bom

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    04-07-2014 às 20:14:04

    Li numa pesquisa que o maior índice de demissões ocorrem por causa do mau comportamento das pessoas. Os tipos de despedidas são bons para nos mantermos informados a fim de não sermos prejudicados e requerermos nossos direitos.

    ¬ Responder

Comentários - Tipos de despedimento numa empresa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios