Qual a altura certa para pedir um aumento?
Muitos gestores reclamam de profissionais que solicitam aumento salarial sem ao menos argumentar ou o que é pior pedem esse aumento com a argumentação de que são bons funcionários, assíduos e responsáveis. Todavia essas são as características mínimas de um bom profissional. Isso é o que se espera quando se contrata alguém. Portanto, alegar, diante do chefe ou do superior, ser um bom funcionário não é justificativa plausível para conseguir um aumento no final do mês. Profissionais que alegam problemas pessoais como justificativa para o pedido de aumento também não são, geralmente, bem recebidos pelos gestores. Dependendo da empresa não se pode e nem se deve misturar profissional com pessoal.
O diferencial nesse aspecto é ser líder, empreendedor, fazer e ser para a empresa um diferencial. As instituições estão em busca de trabalhadores que possam assumir suas funções e ir além, fazer a diferença para a empresa. Profissionais que não se acomodam nas suas funções, que sabem ser disponíveis, pessoas inteligentes emocionalmente que consigam perceber aonde podem atuar e ajudar além das suas funções. Trabalhadores com estas qualidades dificilmente não receberão um aumento ou uma promoção ao solicitá-las.
Para saber o momento certo de solicitar um aumento salarial então é preciso se estar ciente das próprias capacidades, funções e rendimentos na empresa. Realizar bem as funções pelas quais foi contrato não é uma justificativa para solicitar aumento, é uma obrigação do trabalhador. Contudo ao realizar suas atividades convencionais e ainda outras mais, de forma eficaz e satisfatória, é possível pensar em solicitar um aumento. Afinal haverá argumentos concretos para essa requisição. É importante mostrar ao chefe que o funcionário está fazendo a diferença, vestindo a camiseta da empresa em prol do sucesso e do bem-estar do empreendimento.
Em caso de se constituir o momento da solicitação de aumento, é bom também verificar antes se o gestor não está em algum momento de crise emocional. Ver o estado do chefe no dia do pedido também é adequado para evitar respostas negativas. E, quando tudo está propício para o recebimento dessa valorização e o gestor não reconhece esse momento, recusando o pedido, é preciso manter a calma, continuar realizando suas funções normalmente e aguardar um próximo momento, sem insistir, em que naturalmente essa valorização virá.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Rafaela
09-07-2014 às 20:32:20Se a pessoa se mostracompetente, dedicada e com todo o gás no trabalho, pedir aumento é louvável. A hora certa é quando o chefe tá de bom humor..srsrrs. Agora, se o chefe não reconhece, daí é melhor partir para outra, pois ele jamais vai te dar um aumento, nem que se dê ao máximo às tarefas.
¬ Responder