Planejamento Financeiro: Como Começar?
A segunda parte é decidir e estipular uma meta, por que você pretende começar e com o que você vai fazer com o dinheiro economizado. Comprar um apartamento, trocar de carro, fazer um intercâmbio, uma pós, uma faculdade ou um curso.
A terceira parte é realmente por em prática, uma planilha de Excel poderá ser muito útil nesse caso mas se você preferir, poderá anotar os seus custos em um caderno ou agenda.
Anote exatamente tudo e estabeleça a sua meta, vamos supor que sua meta de economia seja 30% do seu salário todo mês. Organize os itens da sua planilha por grau de prioridade. Coloque na planilha primeiro todos os seus gastos mensais obrigatórios (água, luz, aluguel, condomínio, alimentação, telefone e plano de saúde). Depois, coloque todos os seus gastos com itens ‘’banais’’ como idas ao cinema, roupas novas ou aquela balada de sábado á noite. Por último, coloque os itens de emergência como remédios que você precisou comprar ou aquele livro que o professor da faculdade pediu para o final do semestre.
Por fim, puxe a soma de tudo que foi gasto no seu mês e veja o que sobrou. Não se assuste! Geralmente quando criamos essa planilha, ficamos em pânico com a quantidade de dinheiro que gastamos em um único mês mas ela é ótima para identificar onde estamos gastando demais e assim começar a corrigir os nossos erros.
Disciplina é a palavra chave para o sucesso dessa missão.
Extravagâncias são ótimas mas nos momentos certos. Comprar aquela calça que você viu no shopping é permitido, o que não vale é fechar o mês no cheque especial.