Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Categoria: Empresariais
Comentários: 3
O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Segundo alguns psicoterapeutas o trabalho voluntário feito com prazer proporciona bem-estar, saúde e equilíbrio. Quando se vêem os resultados das acções é possível experimentar sensações de paz, aumento de auto-estima e valor.

O voluntariado é susceptível de aumentar a sensibilidade perante os problemas da sociedade. Por isso muitas empresas estimulam já o trabalho de voluntariado a fim de valorizar as competências dos seus colaboradores. Com ele é possível melhorar o trabalho em equipa e ter bons relacionamentos interpessoais, capacidade de multifunções, iniciativa e ajuda mútua. Há serviços que gastam muito com treino em equipa, liderança, motivação, que pode ser adquirida num projecto social.

Qualquer trabalho de voluntariado, seja em lares de terceira idade, hospitais, desenvolve os valores e competências, organização, confiança e préstimo com colegas. Por outro lado é um trabalho que mostra talentos adormecidos, desenvolve as capacidades de aprendizagem, que se tornam positivos para selecção de futuros trabalhos. São importantes para a selecção o respeita ao próximo, cidadania, capacidade de compreender, responsabilidade, empenho e iniciativa. Também adquirem outros valores como capacidade crítica e dinâmica para resolver problemas, mais flexibilidade e funcionalidade. Todos eles muito importantes para os serviços que as empresas privadas ou não procuram.

Deste modo o voluntariado cria mais habilidade para a evolução profissional. È por isso divulgado pelas empresas que pretendem colaboradores bem formados e é ainda um complemento.

Para além do voluntariado ser nobre é útil na sociedade porque permite que os cidadãos se preocupem com os outros, se ajudem, e adquiram valores de solidariedade.

Os benefícios deste trabalho são visíveis para as empresas e ainda para a própria saúde, pois permite reduzir o stress, combate as insónias, e beneficia a alma.

Ser voluntário é alguém que dedica parte do seu tempo em benefício dos outros, com actividades de bem-estar social. É um trabalho não remunerado por isso é feito por pessoas altruístas, por mero prazer. É o caso dos bombeiros, do voluntariado nos hospitais e lares de idosos.

Mas com a competição que hoje existe, ele contribui para valorização pessoal e evolução profissional. Quando as pessoas se sentem realizadas com o trabalho que prestam á sociedade ficam mais equilibradas e saudáveis. Podem deste modo ascender com mais facilidade num serviço empresarial devido aos valores que adquirem em conjunto com outros.

O trabalho de voluntariado em equipa melhora as capacidades e competências para qualquer serviço empresarial.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

661 

Imagem por: Marco Bellucci

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    01-05-2014 às 16:25:01

    O trabalho voluntário é uma experiência fundamental na carreira. Dependendo da área é possível ter muitos pontos positivos e acrescentar conhecimento à pessoa.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 12:20:56

    O voluntariado é necessário e decerto que qualquer organização dirá que qualquer voluntário será sempre bem-vindo. No entanto, para aqueles que se querem dedicar a essa actividade, é necessário saber que estão a fazê-lo tendo por base principalmente as motivações humanitárias, ou dedicadas à causa animal. Isto porque ainda que seja uma mais-valia para o currículo, a vontade genuína de ajudar os outros deve estar acima de qualquer calculismo, ou o empreendimento não será recompensador.

    ¬ Responder
  • RobinsonRobinson

    09-09-2011 às 02:03:12

    Boa noite. Estou fazendo TCC sobre o voluntariado na redução do estresse e aumento da auto estima. Gostaria de saber se vc tem alguma bibliografia para indicar. Desde já agradeço.Abraços

    ¬ Responder

Comentários - O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Imagem por: Marco Bellucci

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios