O Mistério do crescimento da China
Minha resposta para tudo isto é: pense novamente.
Não se pode colocar em causa nem por um segundo que a China vai ser uma grande superpotência económica com um papel cada vez mais influente na economia global. Em muitos aspetos, já é uma superpotência. Mas isso não significa que a sua economia está livre de problemas, um bom número desses foi criado pelo sistema estatista muito elogiado pelos especialistas nos EUA e na Europa. Se a China não mudar de rumo, e em grande forma, o país vai experimentar uma crise económica.
Se pensarmos sobre o futuro económico da China percebemos a probabilidade de que irá enfrentar algum tipo de colapso terrível por algum tempo. Contudo, muitos ainda se mostram relutantes em relação a este possível ‘colapso’. A razão é que é muito difícil dizer o que está realmente a acontecer na economia chinesa. Os dados são escassos ou pouco confiáveis. E, a China é, em certos aspetos, única em termos económicos – quem estuda história responda se já testemunhou um país gigante de proporções enormes subir tão rapidamente na economia global? Precedentes válidos são difíceis de encontrar. Depois, há a questão de ‘timing’. É fácil dizer que a China terá uma crise, é quase impossível dizer quando isso acontecerá. No mês que vem? No ano que vem? Próxima década? O fato é que a China poderá continuar como está por algum tempo ainda. Então, em outras palavras, quando se faz o tipo de previsão não passa disso mesmo, uma previsão, poderá estar correta ou errada. O tempo o dirá!
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
17-04-2014 às 20:36:33A Rua Direita agradece pela sua contribuição. A China é fantástica, mas com tantas ondulações no mercado financeiro, realmente não se sabe se este sucesso econômico durará por longos anos. Muito bom o seu texto!
¬ Responder