Monte Uma Equipa Vencedora
Manter equipas produtivas pode ser complicado para uns, mas usando alguma imaginação e principalmente muito bom senso, o resultado será sem dúvida a melhor de todas – Ter uma Equipa Vencedora.
Mas afinal, como é que podemos ter uma equipa dinâmica, produtiva e vencedora? Ora aqui vão algumas dicas para fazer da sua, a equipa mais feliz.
Antes de mais, e na altura de criar a sua equipa, escolha pessoas mistas, dentro de alguns parâmetros. Não se esqueça que alguns colaboradores novos trazem novas e mais frescas ideias, e os colaboradores que têm mais experiencia, trazem mais sabedoria e segurança à empresa. No entanto, é importante que nas entrevistas diga isso mesmo. Saliente a importância de fazer parte de equipas de pessoas diferentes e o quanto é necessário conhecer opiniões diferentes, sem crucificar ninguém. A unanimidade não alimenta a criatividade, pelo que ideias diferentes criam produtos e serviços de excelência.
Motive a sua equipa. Mostre-lhes que acredita nas suas capacidades e que aposta todas as fichas neles. Ao fazê-lo, está não só a motivá-los, mas a compromete-los. As falhas, poderão naturalmente existir, mas perante um chefe de vendas ou um patrão assim, eles não quererão falhar nem decepcionar.
Não imponha objectivos entre colaboradores. Crie objectivos nas equipas, mas nunca num indivíduo só. Isso pode criar inimizades.
Sendo o líder da sua equipa, nunca deve alimentar os boatos normais dentro de uma empresa. Se houver esse tipo de atitudes entre os seus colaboradores, dê imediatamente a perceber que não alinha em jogos de comentários de tanque.
A postura da sua equipa é o reflexo da sua postura. Seja exigente, mas faça-o de uma forma cordial. Gritos e brutalidades não demonstram poder, mas sim falta de respeito. Eles são seus colaboradores e não escravos.
Criar uma equipa de sucesso só é possível com muito trabalho, pelo que dedicação é a palavra-chave.
Também vai gostar:
Comentários ( 6 ) recentes
- Sophia
30-04-2014 às 22:59:15O sucesso, sem dúvida, é montar uma equipe forte, que trabalham na mesma direção e são motivados a lutar pelo melhor!
¬ Responder - Vivian Cordeiro
16-02-2013 às 08:44:23Tenho um funacionário que não sabe respeitar hierarquia.Tudo que e falado serve de motivo para que o mesmo critique,reclama de tudo,sempre que pode ,suas opiniões são para levar o trabalho para o lado do oba oba,falta com frequência,fala e faz conchavos por traz da chefia,tenta manipular os colegas em seu benefício ,é arrogante,cria situações de animosidade entre colegas e chefe,descarregar seus problemas particulares no trabalho,constrange e cria um clima conflituoso no trabalho e passa o tempo falando dos seus direitos.
¬ Responder
O lamentável é que trata de funcionário público efetivo.
Como devo lidar com a criatura?
Sei que parte deste comportamento faz parte de sua personalidade,por outro lado ele faz isto por querer ser o próximo Diretor já que temos eleições a cada três anos .O que faço para lidar com está pessoa sem perder as estribeiras ¿
- Antunes
24-07-2012 às 09:51:32David, sabe que existe uma coisa que se chama despedir por justa causa? Essa é uma das situações em que o pode fazer. A partir do momento em que tem 2 funcionários que causam mau estar no local de trabalho, pode mesmo alegar que o trabalho diminui quer em quantidade como em qualidade. Esse tipo de comportamento mina uma empresa e é tipo vírus quando se propaga. Pelos vistos tem tido a sorte dos outros colaboradores serem pessoas sensatas e não alimentam esse tipo de situações, mas de um momento para o outro isso pode deixar de acontecer.
¬ Responder
Comece por avisar e notificar as pessoas causadoras de problemas. Faça-o com algum registo de aviso, para que mais tarde e na eventualidade de as despedir, ter prova de que tentou resolver a situação a bem.
- David
23-07-2012 às 11:38:22Tenho a mesma equipa de trabalho há vários anos. Alguns dos elementos são trabalhadores e cumpridores, mas existem 2 membros que passam a vida em sarilhos e a cozinhar problemas. Intrigas, discussões e sarilhos são uma constante entre estas 2 pessoas e muitas são as vezes em que carregam os outros atrás.
¬ Responder
- Domingos
23-07-2012 às 11:37:48Tive há uns anos um chefe que tinha por habito gritar e chamar incompetente a toda a gente. Até que houve o dia em que o seu superior que era um tipo que o encobria foi substituído e o novo superior que té era um tipo porreiro o alertou para a falta de educação. Depois de alguns avisos acabou por ser despedido por justa causa.
¬ Responder
Acreditem ou não as vendas subiram pois o ambiente melhor a 100%. O ambiente de trabalho é incomparável e os colaboradores vão satisfeitos para o escritório.
Manter uma equipa equilibrada e produtiva pode começar exatamente por criar um bom ambiente no local de trabalho.
- Julião
19-07-2012 às 12:06:43Há cerca de 4 anos tive um patrão que era a coisa mais horrível. Passava a vida a gritar com toda a gente e a pressão era feita de forma completamente bruta. Chegou a insultar mais do que uma vez duas funcionárias e chegar ao ponto de uma colaboradora ficar de baixa médica com um esgotamento foi a gota de água de alguns de nós.
¬ Responder
Numa equipa de 12 comerciais e 2 administrativas, 3 de nós montámos uma empresa e vieram mais 5 colaboradores connosco. Hoje somos a empresa mais competitiva no ramo e na antiga empresa já lá ninguém dos mais antigos trabalha.