Já ouviu falar no Dropshipping?
Regularmente vão surgindo novos modelos de negócio, resultantes da globalização cada vez mais abrangente, proporcionado através do desenvolvimento tecnológico, sendo um deles o Drop Shipping. Neste modelo de negócio participam, normalmente o fabricante, comerciante ou intermediário e o cliente final.
O seu funcionamento está dividido em 3 fases:
1) a encomenda e pagamento de um ou mais produtos por parte do cliente final, através de uma loja virtual, disponibilizada pelo comerciante ou intermediário, com a particularidade deste não possuir o stock dos mesmos.
2) O comerciante ou intermediário encomenda e paga ao fabricante o produto ou produtos realizados pelo cliente final, obtendo o seu lucro através da diferença entre o valor cobrado e o valor pago. Informa também todos os dados de envio do cliente final.
3) O fabricante envia o produto ou produtos diretamente para a morada do cliente final, sendo normalmente ocultado os seus dados, continuando o cliente final a desconhecer os dados de origem.
A grande vantagem deste sistema resulta no baixo investimento inicia ou nulo, dado que não é necessário ter em stock os produtos comercializados. Toda a parte logística fica sob a responsabilidade do fabricante ( dropshipper ). A possibilidade de ter um grande número de referências para comercializar e flexibilidade de horário, é também interessante.
Pelo lado inverso, deve-se ter em conta que sendo um negócio efetuado on-line, existem riscos de fraudes, as devoluções e garantias devem ser analisadas em que condições podem ser acionadas. Existe pouca informação sobre o acompanhamento do envio. O risco é alto tanto para o comerciante como para o cliente final.
É possível encontrar todo o tipo de produtos, existindo grande incidência nos eletrónicos e fornecedores de todos os continentes.
Façam bons negócios, e relembrem que: “nos negócios não existem amigos, apenas clientes.” Alexandre Dumas
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- antonio
03-07-2012 às 19:12:28continue quero continuar a aprender,
¬ Responder